quinta-feira, março 01, 2007

Formação Cívica no Ensino Básico.

No ensino básico a Formação Cívica (FC) transformou-se praticamente numa espécie de "Espaço Direcção de Turma" (onde se tratam os assuntos da turma e se passam os raspanetes) e, ocasionalmente, um "Espaço Projecto Educativo" (onde se aplica o PE da Escola, fazendo dentro das salas de aula aquilo que devia ser feito sobretudo fora das aulas...).
Esta situação não é, a meu ver, a mais correcta para uma disciplina chamada "Formação Cívica".
A FC devia ser no Ensino Básico, além de um Espaço Direcção de Turma, um momento de formação dos futuros cidadãos. Isso passa por:

  • Explicar conceitos da vida em democracia, como a Liberdade de Expressão, o respeito pelos outros etc...
  • Explicar conceitos da vida em comunidade, incentivando a separação do lixo, a poupança de recursos naturais etc...
  • Explicar a situação actual de Portugal e do Mundo, para que os jovens comecem a compreender desde cedo a situação actual.
  • No final do Básico, dar uma introdução à Filosofia e a algumas questões filosóficas, se possível.

Para que isto se faça, julgo ser necessário haver professores de FC. Sim, professores que sejam especializados em lidar com turmas (para que sejam directores de turma) e que saibam dar as matérias acima mencionadas. Numa primeira fase, a curto/médio prazo, podia haver acções de formação para os professores interessados. Mais tarde, porque não um curso de professor de FC, na área das Humanidades?

Penso que uma FC no Básico bem dada é essencial para a formação das futuras gerações. Além disso, acho que a FC não pode ser leccionada por professores que nunca tiveram nenhuma formação nessa área.

P.S.- Numa próxima oportunidade, que o texto já vai longo, falarei do que eu acho que deveria ser a FC no Secundário. Fica prometido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Discordo. Estas matérias são transversais. Deixem os putos com menos carga horária, por favor!
É ainda nos CTs, para além dos programas das várias disciplinas onde estes temas são tratados, que esta "FC" deve ser pensada por todos os professores da turma e pelos alunos tb.

baldassare disse...

A Formação Cívica não pode ser opcional porque ninguém pode decidir se quer ou não ser um cidadão.
Também estou de acordo com a redução da carga horária, mas para isso tirem a Área de Projecto, O Estudo Acompanhado e reduzam as horas de EVT/EV/ET... (no quinto e sexto ano, há 4 tempos de 45 minutos por semana de EVT, tanto como de Língua Portuguesa... no 3º ciclo, as horas de EV e de ET são também quatro!!!).
A FC é importante como "espaço DT" e como espaço de formação dos futuros cidadãos portugueses.

Anónimo disse...

acho k a fc e boa mas devia quem quisesse ter e quem nao kisese nao tinha