Como é que a Educação centrada no Aluno é uma educação para a Cidadania?
2. O principal objectivo da Escola é (talvez até mais do que a transmissão de conhecimentos) a formação de futuros cidadãos. Uma escola onde o aluno teria mais liberdades e mais responsabilidades iria formar cidadãos mais livres e responsáveis. Se queremos cidadãos, cidadãos a sério, este é o único caminho a seguir pela Escola do século XXI.
3. Ser aluno é evoluir, e os alunos evoluem a níveis diferentes. Cidadania é também o respeito pelos que andam a velocidades diferentes. Tem de haver alguma adaptação do que se ensina e (sobretudo) de como se ensina para diferentes alunos. Não que se façam turmas de bons alunos e turmas de maus alunos, mas que se reduza a carga horária geral e se crie horas extra para os piores alunos (tal como se faz hoje, mas sem sobrecarregar ainda mais os que já não suportam a carga que têm...). Aulas obrigatórias, menos. Aulas de apoio (obrigatórias para alguns, com o consentimento das famílias; facultativas para outros), mais.
4. Já defendo há muito que a Escola devia emprestar os manuais durante um ano. No final do ano, quem tivesse estimado os livros devolvia-os para que outros os pudessem adquirir. Se tivesse estragado o manual, ou simplesmente quisesse guardar o manual, pagava à Escola o seu custo. Isto é ensinar aos alunos a estimarem o que não é deles, o que é de todos. Se quiserem, estimam e ficam a ganhar... se não quiserem, ninguém os censura (a não ser os pais)... pois que paguem! Quem ainda não percebeu que isto é educação para a Cidadania, insistindo na liberdade e nas consequências dos maus actos, leia isto (um dos meus primeiros posts na ECdR. Especial atenção ao terceiro ponto)
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