quarta-feira, março 21, 2007

A Educação centrada no Aluno e a Democracia

Como é que se pode ensinar a Democracia? Sendo a democracia, mais do que uma maneira de escolher governantes, uma maneira de estar na vida que implica a liberdade de pensamento, de expressão e a convivência de diferentes valores e ideais, como ensinar a Democracia? Ensinar a Democracia não parece um pouco contraditório?
Parece e é, a não ser que se respeitem sempre os valores dos alunos.
Tem de se dar a escolher aos alunos modos de vida, formas de pensar e de organizar o mundo, para que eles possam escolher a vida que querem levar. Explicar, dialogar e deixar o aluno escolher faz parte da educação para a democracia e para o respeito pelos outros.

A Democracia pressupõe que todos são iguais. Quanto mais hierarquia houver dentro da Escola, mais hierarquia vai ser criada fora dela, no futuro.
Uma escola centrada no Aluno é uma Escola onde há menos ambiente de caserna (onde o respeitinho e a hierarquia são a relação pedagógica natural) e mais ambiente de trabalho, onde o objectivo é a transmissão e assimilação de conhecimentos. Consequências? Uma sociedade mais democrática e menos hierarquizada.

A Escola tem de garantir o acesso para todos. Esse é o princípio fundamental de uma escola democrática. No entanto, todos sabemos que as condições das escolas são bem diferentes umas das outras. Quer a nível físico (salas com melhores condições, pavilhões gimnodesportivos, computadores, espaços exteriores etc...), quer a nível humano (qualidade dos professores), existem inegáveis diferenças. Como resolver as diferenças (visto que existem), numa solução o mais justa possível? Dando liberdade às famílias e aos alunos para escolherem qual a escola que querem frequentar, num sistema de vagas, baseado no aproveitamento escolar do aluno (caso necessário). Entre o critério ser o bairro onde se vive (e consequentemente o dinheiro que os pais têm) e ser a qualidade do aluno, prefiro a última (ler mais neste post). Para se ensinar a democracia tem de haver contacto com diferentes estratos sociais, diferentes personalidades e até com alunos de diferentes terras. Por isso é que eu acho que a Escola Pública é a melhor maneira de formar futuros cidadãos democráticos. Porque se a Escola não acreditar na democracia, quem acreditará?(Falarei deste assunto da escolha de escolas no próximo post, sobre a Escola competitiva.)

Sem comentários: