terça-feira, março 27, 2007

O século das escolhas

Reduzir a carga horária obrigatória e aumentar as horas de apoio, que seriam facultativas para alguns (os bons e médios alunos) e obrigatórias para outros (aqueles que tivessem dificuldades). Esta é a estratégia que deve ser seguida pela Escola. Aumenta a concorrência saudável entre os alunos e cria espaços onde é mais fácil ensinar e aprender.

Mas como criar este sistema?
Se há menos aulas, os professores vão ter de cumprir as horas de trabalho noutras actividades, nomeadamente nas aulas de apoio. Além disso, não há falta de professores... É fácil criar este sistema, hoje, em Portugal.

A Redução da Carga Horária e aumento das Horas de Apoio seria boa para

a) Professores:

Nestas aulas, haveria menos alunos, o que facilitava a transmissão de conhecimentos. Sendo a aula facultativa (para alguns) e obrigatória (para outros, que a considerariam uma ajuda extra), cria-se um ambiente ainda mais descontraído, ou seja, ainda mais fácil de dominar por parte do professor. É por isto que eu digo que a Educação Centrada no Aluno é melhor para os professores. Continuam a haver as aulas normais, embora menos tempo. Criam-se mais aulas de apoio onde tudo é facilitado...
É muito complicado gerir uma turma de 25 alunos. É ainda mais complicado gerir uma turma de 25 alunos que não querem estar na aula!

b) Alunos

Continua a haver as aulas obrigatórias para todos (aulas base), onde não há espaço para esclarecimento de dúvidas nem exercícios. Dá-se a matéria e recomendam-se exercícios para casa.
Quem achar que percebeu a matéria, vai fazer o que quiser.
Para quem quer, de livre vontade, assistir a uma sessão de esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e apoio ao estudo, vai às aulas extra, onde os professores explicam mais facilmente a matéria (Os encarregados de educação poderiam assinar um papel onde indicam que querem que os seus educandos vão a todas as aulas de apoio, tal como acontece hoje).
Isto dá maior liberdade aos alunos, premeia os bons alunos, ajuda os alunos a perceberem mais facilmente a matéria (porque existem menos alunos para o mesmo professor), reduz as horas para quem quer menos horas e aumenta as horas para quem quer estudar mais... é bom para todos.

c) Sociedade futura

Se educamos uma geração no sentido da escolha, da liberdade e da responsabilidade, teremos uma sociedade com esses valores implementados. Só com uma Educação centrada no Aluno é que podemos ter uma Sociedade centrada no Indivíduo.
Porque o século XXI será o século das escolhas.


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