quinta-feira, março 01, 2007

Como resolver o concurso a professor titular

Em Brighton, Inglaterra, as vagas para algumas escolas secundárias vão ser atribuídas por sorteio. Não seria esta a melhor solução para o concurso a professor titular? No espírito do país recordista do euromilhões, e na medida em que já se percebeu que o mérito não é afinal premiado, este é um critério tão bom como qualquer outro...


Sorteios para escolher alunos em escolas de Brighton
01.03.2007, PÚBLICO
As reacções foram muito elogiosas ou muito críticas. a medida é ousada: as vagas em algumas escolas secundárias da cidade inglesa de brighton vão ser atribuídas por sorteio. o factor "código postal" será o primeiro a ter em conta. quando as escolas tiverem mais candidatos do que vagas, ou quando houver duas escolas para o mesmo código postal, o sorteio decidirá.
em alguns outros locais do reino unido algumas escolas tinham já recorrido aos sorteios para algumas das vagas. mas, segundo a bbc, esta será a primeira vez que o sorteio é adoptado como política habitual. a escolha dos critérios de admissão das escolas no reino unido está a cargo da administração local e dos próprios estabelecimentos, desde que seja cumprido um código de conduta.

fiona millar, jornalista do guardian especialista em educação, diz que a medida era "corajosa" já que "corta todos os mais queridos (ou detestados, depende do lado em que se está) aspectos das admissões escolares". mas muitos pais estão contra: pelo menos 4 mil pessoas assinaram uma petição contra os sorteios, diz a bbc. "podemos não conseguir a escola mais próxima", queixou-se tracey-ann ross, que disse que o seu código postal separará a sua casa da escola mais perto.

Sem comentários: