sexta-feira, março 16, 2007

Bate, que é professor!

Artigo de opinião de Carlos Fiolhais, hoje no PÚBLICO, para ler (quase) na íntegra:

Bate, que é professor!
16.03.2007, Carlos Fiolhais, PÚBLICO
Já que os sindicatos o não fazem, não haverá ninguém que defenda os professores?
Quando um tema chega aos humoristas é, geralmente, porque não tem piada nenhuma. É o caso da violência de que têm sido vítimas alguns professores portugueses, que foi glosada por Ricardo Araújo Pereira numa crónica na Visão com o título "Escolas S+M" (Escolas Sade e Masoch). E os "gatos fedorentos" já propuseram sarcasticamente que se contratassem ciganos para professores.
(...)
Afinal quem manda na escola? Os professores portugueses cada vez menos. Eles têm sido bastante maltratados. Não é apenas a violência física, por parte de alunos ou dos seus pais, mas também a violência, mais subtil, que consiste na progressiva retirada do poder que detinham. As duas poderão até estar relacionadas.

Em primeiro lugar, o poder tem sido retirado aos professores pelas pseudopedagogias não directivas que têm presidido à educação nacional. Na linguagem rebuscada que entre nós ficou conhecida por "eduquês", essas correntes falam de "ensino centrado no aluno". Essa ideia não é nossa e está longe de ser inovadora, pois a "escola nova" é bastante velha: já o pedagogo suíço Édouard Claparède escrevia nos anos 30 do século passado que "a concepção funcional da educação e do ensino consiste em tomar a criança como o centro dos programas e dos métodos escolares". E não tem dado bons resultados, porque é uma ideia absurda. Faz parte da essência da escola - a instituição que a sociedade inventou há séculos para preparar as crianças e os jovens para a vida - que os professores ensinem e que os alunos aprendam. O professor sempre foi o centro da escola no sentido em que ele é que ensinava - um verbo agora proibido -, ao passo que os alunos aprendiam - um verbo agora pouco praticado. O aparecimento da "escola para todos" em finais do século XIX (que em Portugal demorou muito a chegar e que, infelizmente, ainda demora, com a tragédia do abandono escolar) colocou o professor ainda mais no centro da escola. A expressão "ensino centrado no aluno" ficou completamente excêntrica, até porque a sala de aula não pode ter numerosos centros.

Mas há uma outra forma de retirar poder aos professores, que, ao contrário da pedagogia que fala "eduquês", é uma invenção nacional recente. Trata-se da ideia perigosa de que os pais dos alunos devem avaliar os professores. Quando ela foi desmentida, já se tinha espalhado... Aqui o conceito é mesmo novo, pois não tem antecedentes na história da educação, nem há nada parecido noutros sistemas de ensino. O ensino, em vez de ser centrado no aluno, passaria a ser centrado nos pais do aluno. Claro que a ideia não iria dar bons resultados, porque também é absurda. A escola é a instituição na qual a sociedade e as famílias decidiram delegar parte da sua autoridade na educação das crianças e dos jovens. É bom que a escolham. Mas têm de confiar na escola, o que significa em primeira linha confiar nos professores. Os pais não têm a capacidade nem a independência para julgar os professores. A ameaça da avaliação dos professores pelos pais não passa de uma forma de populismo que, apesar de instrumentalmente útil na luta do poder político contra os sindicatos, pode ter graves consequências a prazo. Com as agressões de pais a professores, essas consequências podem estar à vista...

Curiosamente, os sindicatos dos professores têm estado irmanados com o sistema educativo vigente há décadas, ao falarem "eduquês" e ao defenderem a centralidade do aluno. Já que os sindicatos o não fazem, não haverá ninguém que defenda os professores?
Professor universitário - tcarlos@teor.fis.uc.pt

3 comentários:

baldassare disse...

Resposta no post "Educação para a Liberdade".

Anónimo disse...

Fiolhais sabe do fala. Tem razão. Acho que anda por aqui gente a opinar que deviam ler "O Eduquês", "A pedagogia da Avestruz" para começar...

baldassare disse...

Esta questão para muitos é simples de mais. Cada um defende a corporação a que pretence: os professores defendem uma educação centrada no professor, os editores e escritores de manuais, uma educação baseada na transmissão perfeita dos conhecimentos, e os alunos defendem a educação centrada no aluno.
No entanto, esta questão é muito superior a isso. A questão é: "como é que queremos educar a Nova geração e criar a sociedade do século XXI?". Se uma sociedade autoritária e totalitária (como as sociedades do século XX, por culpa do actual sistema centrado no professor), se uma sociedade pragmática e conservadora (se o foco da Educação fosse pura e simplesmente a transmissão de conhecimentos, ignorando a formação individual), ou se queremos uma sociedade democrática e liberal (com uma escola a ensinar desde cedo esses valores, apesar dos custos individuais que uma Escola e uma sociedade deste tipo teriam).
Professores, não encarem a escola centrada no aluno como uma afronta aos vossos direitos. Estão neste momento a ser feitas verdadeiras afrontas aos vossos direitos, mas é no campo laboral e da segurança social... As possíveis remodelações ao estatuto do docente, do aluno e da Escola são maneiras de pensar a escola e de optimizar o ensino.

E desde quando é que o argumento "isso é eduquês!" serve para tudo??? Respondam aos argumentos, mas ao menos, ao fazê-lo, argumentem, como faz o Range-O-Dente!
Se querem simplesmente "mandar bocas", que o façam nos vossos blogues e nas vossas aulas. Porque sinceramente, professores a mandarem-me ler livros, já os tenho, e chateiam muito.