quarta-feira, novembro 01, 2006

Em relação ao meu último post

Eu sei muito bem a dificuldade de dar aulas, de as preparar, de corrigir os testes e até de aturar alguma arrogância por parte dos alunos. Claro que é muito mais difícil do que estar em frente a uma secretária a despachar papéis, pois envolve uma coisa chamada “relacionamento humano”. O meu último post era, assumo, uma provocaçãozinha aos dois professores deste blogue. Só para ver o que eles diziam.

Mas também vos digo: criar animais numa quinta 12 meses por ano, pescar estando sujeitos aos perigos do mar, cavar a terra com enxadas, trabalhar numa fábrica metalúrgica ou mecânica, trabalhar nos têxteis, estar sentado todo o dia do lado de dentro de uma repartição de finanças, servir num restaurante etc... também não é pêra doce. Isto é como se costuma dizer: cada um na sua! Todas as profissões têm as suas dificuldades e se alguém escolheu ser professor devia saber o que o espera, devia ter consciência que vai viver a vida inteira a comunicar com jovens, que vai ter de fazer e corrigir os testes, que vai ter de preparar aulas de maneira a estas serem apelativas e esclarecedoras etc...
O pior é que ainda há muitos professores que não escolheram ser professores. Simplesmente não arranjaram emprego noutra área. Tinham o curso de engenharia e, se não pudessem ser engenheiros, iam para professores. Tinham o curso de música no conservatório e, se não pudessem ser músicos, iam para professores. Tinham o curso de economia e, se não conseguissem ir para economistas ou gestores, iam para o ensino.
Isto antigamente era assim que funcionava!
Bastava ter um curso qualquer e, sem qualquer formação para professor, ia-se para o ensino! (era no tempo em que havia falta de professores... )
Partia-se do pressuposto que, sabendo um assunto, estamos habilitados para o leccionar, o que não é bem assim.
Por isso, muitos dos professores das nossas escolas entraram para o ensino sem terem escolhido ir para o ensino, e portanto não tiveram a consciência que este era o seu trabalho: relacionar-se com alunos, fazer e corrigir testes, preparar e dar aulas.
Portanto, alguns não gostam nem sabem ensinar.
O ensinar é uma arte muito difícil, mas quem escolheu enveredar por essa arte, deve ter em conta os seus custos. Àqueles que dizem “coitadinho de mim, a minha profissão é tão difícil” e respondo “escolhesse outra!”

P.S.- Em relação às férias dos professores eu acho que não faz nenhum sentido os professores estarem a cuidar dos alunos durante as férias. É impressão minha ou isso é estragar completamente as férias aos alunos???Quer dizer... férias+professores= não é férias!!! As famílias que aproveitem as férias para passarem tempo com os filhos. E se não podem, deixem-nos no ATL!

2 comentários:

Miguel Quintão disse...

Parabéns!
Tenho lido poucos Post escritos por Professores, que sejam tão lúcidos como o seu!
Sou dos acreditam, que apesar de fazerem muito barulho os incompetentes, os competentes são em muito maior número, para bem do nossos jovens!
E tenho a certeza que você faz parte desse grupo de competentes que tem a lucidez de dizer que ser Professor não é só uma profissão, também é uma vocação!

Miguel Quintão disse...

Afinal não és Professor mas és lúcido!
Parabéns á mesma!