quinta-feira, novembro 23, 2006

Os materiais de apoio à TLEBS

Na Educação do meu Umbigo, Paulo Guinote, destaca um material de apoio à TLEBS, disponibilizado no site da DGIDC (Direcção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular), onde ficamos sem saber se é para rir ou para chorar.

Uma observação atenta do site de apoio à TLEBS, da DGIDC, suscita mais alguns comentários, principalmente quanto à sua relação com a tecnologia.

Apresentada com grande pompa no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com direito a "congresso" e tudo, as "conclusões do 1º ano, princípios e sugestões para a generalizção" mereceu ditribuição de pastinha aos participantes, onde muito originalmente foram disponibilizados os documentos e CDs - de tudo o que estava já no site para consulta e download...

O mais hilariante vem depois, em destaque no site: "Por motivos alheios à DGIDC, os CD Materiais Didácticos elaborados pelos docentes da experiência piloto, distribuídos no Congresso de dia 27 de Setembro, apresentam falhas técnicas, abrindo apenas 20 dos 137 materiais elaborados. Carregue aqui para aceder à versão completa ou envie o CD para esta Direcção-Geral, para troca."

Afinal os CDs dos materiais distribuídos não funcionavam... Se calhar era melhor assim... Mas a originalidade não termina aqui; para resolver o problema inventado, em plena era da Internet, oferece-se a hipótese de enviar o CD (pelo correio ou pela Internet?) para troca...

Só uma dificuldade de ajuste aos novos tempo pode levar igualmente a que a Errata à dase de dados da TLEBS seja publicada no site (só uma correcção?! Surpreendente...), ao mesmo tempo que o ficheiro disponível para download mantenha esse erro. Isto não é um livro, bolas, será assim tão difícil corrigir o ficheiro, para que as pessoas não pensem que estão a fazer o download da última versão corrigida?!

O conjunto de materiais de apoio disponibilizados no site (Alterações, destaques e propostas, Perguntas frequentes e Materiais didácticos) premeia o utilizador com uma imagem animada que demora 20 segundos a carregar, independentemente da velocidade de ligação. É só webdesign! É claro que se o utilizador pensar que há algum problema com a página (o que normalmente acontece aos 7-10 segundos) e clicar em actualizar, começa tudo de novo. E da próxima vez que lá for, idem. É uma boa ideia, é uma maneira de dar tempo ao utilizador para pensar: "quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Será que quero mesmo ver isto?".

Finalmente a GramáTICª.pt. Lançada pomposamente no referido congresso, como um sítio de acompanhamento "em linha", nas palavras da sua responsável (apesar de ser corrigida sistematicamente pelo público pois referia-se sempre a acompanhamento online...), disponibiliza: os mesmos recursos que já lá estavam... Com a distinção do prémio para "plataforma moodle com o nome mais foleiro 2006": Dispositivos de interacção directa: fóruns, notícias,....(para isto não precisavam de uma plataforma, já repararam?).

Os génios que nos governam aproveitam a tecnologia para alcançar os seus objectivos. Curiosamente, parece a tecnologia nem sempre colabora. Quem disse que a tecnologia é neutra?

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