quinta-feira, novembro 09, 2006

Os formadores dos professores

Desculpem lá, mas não são supostamente estes senhores que vão avaliar os professores para poderem vir a ser professores titulares?!

"(...) Os formadores de professores são tipicamente os professores do ensino superior, universitário e politécnico. E quem são estes professores? São professores das áreas das ciências naturais e das ciências da educação. Têm graus de mestre e de doutoramento, fazem investigação, deslocam-se ao estrangeiro, estão dentro das mais modernas ideias científicas e das tendências actuais da educação em ciências, progridem na carreira através da avaliação por pares ... e, frequentemente, não se mostram capazes de preparar os seus alunos, futuros professores, para pôr em prática uma educação científica exigente e de elevado nível. Parece que é outra a formação que os formadores de professores necessitam.
(...)
É cómodo e é fácil colocar o ónus de tudo o que vai mal em educação nos professores do ensino básico e secundário. Mas por de trás deles estão os professores do ensino superior, os formadores de professores, a nível da formação inicial e contínua. Claro que aos professores do ensino básico e secundário resta sempre a autoformação, coisa que alguns, mas não todos, até fazem com grande eficiência. E os professores do ensino superior? Formadores de formadores é algo que não existe. Resta a autoformação, numa atitude de humildade e esforço individual e colectivo."
Ana Maria Morais, professora Universitária, in PÚBLICO, Opinião.
E, dado o seu efeito reprodutor, é a formação de formadores que é uma urgência. São precisos formadores que promovam a excelência. São esses os formadores essenciais."

Sem comentários: