quarta-feira, novembro 08, 2006

Primeiro colégio chinês

Depois dos Ucranianos criarem a sua escola em Lisboa, agora é a vez dos chineses.

Por um lado, congratulo-me com este acontecimento: é bom que os encarregados de educação destes alunos se mobilizem para assegurarem o que acreditam ser um acompanhamento melhor para os filhos.

Por outro lado, não deixa de ser muito triste ver que as escolas não estão a fazer tudo o que podiam para apoiar estes alunos. No ano passado, o ME decidiu que os alunos estrangeiros com mais de 2 anos de escola portuguesa não poderiam beneficiar de apoios específicos e tinham que fazer o exame nacional de língua portuguesa. Com honrosas excepções, os resultados foram terríveis... Será que alguém no ministério se preocupou em avaliar as consequências desta medida, que continua em vigor?!

Será que, já agora, todas as escolas estão a cumprir as indicações do ME (acertadas, desta vez) de organizar o ensino da língua portuguesa por grupos de nível?


"Aulas arrancam na próxima semana
Primeiro colégio chinês do Porto é inaugurado hoje
08.11.2006 - 08h38 :Marta Vieira/PÚBLICO

A comunidade chinesa do Norte do país tem a partir de hoje um espaço onde os seus filhos podem aprender mandarim. As aulas arrancam já na próxima segunda-feira no Colégio Chinês, o primeiro espaço do género no Porto. O objectivo é divulgar a língua e a cultura chinesas, aproximando os filhos dos imigrantes das suas raízes."

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1275849

Sem comentários: