domingo, novembro 19, 2006

Nova Zelândia legitima abreviaturas nos exames do secundário

PÚBLICO, 19.11.2006, [link]

"2moro" para "tomorrow" ou "gr8" para "great" são duas das muitas abreviaturas usadas pelos estudantes neozelandeses. A txt speak - designação para o código usado na escrita em teclado, seja no telemóvel ou no computador - é como que uma segunda língua para centenas de milhares de adolescentes neozelandeses. Esta pode ser, adianta a imprensa do país, uma das justificações possíveis para a decisão do Governo de autorizar, já este ano lectivo, que os estudantes possam escrever assim nos exames no final do ensino secundário.
A New Zealand Qualification Authority (NZQA), o organismo responsável pelos exames, desencoraja por um lado os estudantes a usar txt speak, sobretudo a Inglês e nas outras línguas; mas por outro afirma que serão cotadas as respostas que sejam perceptíveis, mesmo que o estudante tenha recorrido a abreviaturas. O fundamental é que os professores correctores compreendam o que foi escrito. "Para os alunos, a prioridade é que escrevam da forma mais clara possível", informou o porta-voz do organismo, Steve Rendle, citado pelo The New Zealand Herald.
Para o Partido Nacional, na oposição, a decisão é "ridícula". "Em vez de exigir elevados padrões na sala de aula, o ministro da Educação e o NZQA estão a tentar parecer muito cool aos olhos dos alunos", afirmou o porta-voz do partido, Bill English. A Associação de Professores Pós-Primários considera que a decisão reflecte um problema com que os docentes se confrontam diariamente na sala de aula e contra o qual lutam. Agora temem que possa tornar a linguagem SMS aceitável em todos os trabalhos e provas. Há escolas que já vieram a público dizer que vão insistir junto dos alunos para que continuem a escrever em inglês correcto. B.W.

Sem comentários: