sábado, novembro 04, 2006

A escola do futuro???

Ontem, no passado dia 3 de Novembro, os representantes dos alunos na E.C.d.R. (eu e o baldassare) estiveram no SITIC(Salão Internacional das Tecnologias da Informação e Comunicação) na FIL, a assistir a uma aula de Biologia e a uma exemplificação daquilo a que se chama a sala de aula do futuro, em que os conteúdos das disciplinas são leccionados virtualmente a partir de um CD-Rom e é projectado atravéz de um Data Show.
O engenho chama-se "MagicBoard" e já há escolas que benificiam do uso do mesmo. Como em tudo, existem prós&contras, aqui vão os prós:
  • Já não existem problemas com alergias ao giz (como tinha o meu professor de português do ano passado e a minha professora de Fisico-Quimica).
  • Pode perceber-se os desenhos "geométricos" que os professores de Matemática fazem no quadro atravéz de uma ferramenta chamada "caneta inteligente" que faz com que ao desenhar um objecto geométrico, o "MagicBoard" faz com que fique perfeito.
  • Dá para inserir mapas e clip-arts.

Contras:

  • O Preço

Para mais informações...

2 comentários:

baldassare disse...

aquilo dá uma geitaça aos professores: agora quem dá a matéria é o própreo quadro!!!

Apesar de ter achado a aula engraçada, devem existir outras prioriades no ensino.
E claro, estas coisas são sempre muito giras no princípio, mas depois, com a habituação, começa a deixar de ter graça, tal como aconteceu com os acetatos... e além disso, se as escolas entram com estes novos recursos, o software vai sempre mudando e isto das tecnologias nunca mais acaba.

Mas mais dia menos dia estes MagicBoards vão invadir as nossas escolas. Pode ser que (não seja) amanhã...

Ctrl disse...

Não me admirava nada... Apesar de todos os cortes, a velha solução de deitar dinheiro sobre os problemas ainda subsiste.

Veja-se os portáteis que foram para as escolas. Apesar de supostamente estarem dependentes de um projecto a apresentar pelas escolas (e os centros de competência não ofereceram projectos já feitos às escolas?!), em muitas estão porlá empacotadinhos, por falta de infraestruturas (?!) para funcionar...

Ouvi comentar no metro que o Ministério dos Negócios Estrangeiros se prepara para enviar dezenas para os locais onde se ensina português no estrangeiro. Não está mal pensado, poupa-se na formação dos professores, contratando localmente o analfabeto mais instruído, e depois põe-se quadros electrónicos a dar as aulas. LOL (ou LOT - lots of tears)?!