sexta-feira, novembro 10, 2006

Manipulação dos factos

Que imprensa amordaçada temos que permite que a ministra e a sua corja mintam descaradamente sobre factos, intoxicando a opinião pública com as ideias de que (1) Portugal investe mais do que outros países da UE na educação, (2) os professores portugueses são dos mais bem pagos do mundo e (3) os professores portugueses passam menos tempo na escola do que os outros?!

Já que o governo manipula tão habilmente a imprensa e a opinião pública, consulte-se o relatório da OCDE, Education at a Glance 2006, disponível aqui:

1. Na *página 32* verifica-se que, quanto a investimento na educação em relação ao PIB, estamos num modesto 19º lugar (em 31 países) e que estamos em 23º lugar (em 31 países) quanto ao investimento por aluno (p. 30)...

2. Na *página 56*, verifica-se que os professores portugueses estão em 21º lugar (em 31 países) quanto a salários...

3. Na *página 58*, é apresentado no estudo o tempo de permanência na escola, onde os professores portugueses estão em 14º lugar (em 28 países), com tempos de permanência superiores aos japoneses, húngaros, coreanos, espanhóis, gregos, italianos, finlandeses, austríacos, franceses, dinamarqueses, luxemburgueses, checos, islandeses e noruegueses!
Será assim tão difícil ir ler o relatório? Está em inglês, se calhar é por isso, os senhores jornalistas ainda não são da geração cor-de-rosa, que teve inglês na primária...

1 comentário:

António Chaves Ferrão disse...

Ctrl.Alt.Del
Excelente recolha. De momento, e apesar dos esforços dos professores, há ainda campo para manobras como esta. Porque temos governantes que se sentem confortados com a idéia que ler é difícil que olhar para a televisão.
Parafraseando Luter King:
Sonho com o dia em que as mentiras alardeadas por dirigentes ignorantes terão como única resposta a galhofa geral.
Pode parecer difícil, mas lá chegaremos.