sexta-feira, maio 25, 2007

Resposta ao mau post

Mau post de Range-o-Dente.

Neste post, Range-o-Dente usa uma táctica antiga: pega num caso isolado, que indigna qualquer um, e mistura-o com uma reflexão sobre os valores da Escola, na tentativa de alastrar a indignação à teoria da Educação centrada no Aluno.

O acto destes alunos não é, a meu ver, producto do modelo de ensino. É producto de outras coisas. Mas, a ser culpa da Escola, é culpa do actual sistema. Não é, de certeza, de um sistema que só existe em teoria (tanto assim é que Range-o-Dente chama-lhe uma teoria do "planeta dos gambosinos").

A Educação centrada no Aluno, actulmente, em Portugal, não existe. Não a culpem de nada que tenha sido feito, porque ela não existe.

No fundo, o que Range-o-Dente quer dizer é: É nestes gajos que querem centrar a Educação?
Generalização. Outra táctica antiga.

2 comentários:

ablogando disse...

A expressão "educação centrada no aluno" provém da citação do meu post e não do próprio Range-o-Dente, como deveria ter notado. Utilizei-a por ironia; de qualquer modo, num segundo nível, também a considero como um mero sofisma, vazio de qualquer sentido. Um dia destes explicar-lhe-ei melhor o que quero dizer.
PS- Deixei um recado semelhante na caixa de comentários do Range-o-Dente, mas depois decidi deixar-lho directamente aqui.

baldassare disse...

Eu sei que o post era seu, mas eu vi-o foi no blog do RoD, por isso, foi isso que comentei.