Achei deliciosa a designação de "domínio perfeito" da língua portuguesa, o que, a ser aplicado à generalidade dos actuais docentes portugueses, certamente que mandaria boa percentagem para casa...
Não tendo o Português como língua materna, parece-me bem que se exija a educadores, professores do 1º ciclo e professores da área de línguas o nível C2, o mais elevado do quadro comum de referência para as línguas (utilizador proficiente).
Já a exigência do domínio do nível B1 (utilizador independente) para os grupos de Artes Visuais, Música e Educação Física me parece francamente pouco:
- B1 - É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.
Será isto uma escola de qualidade? Ou será uma maneira simples de preparar um dumping educativo, preparando terreno para importar mão-de-obra barata para "dar aulas", mesmo com um domínio sofrível da língua portuguesa?
7 comentários:
Quais são os requisitos do nível C2?
Concordo plenamente! Mas para que tal pudesse ser exequível, teriam que ser alteradas as habilitações para a docência...só assim o professor deixava de ser versátil às mudanças e poderia especializar-se na área da sua formação! Assim teríamos ensino de qualidade! Claro que eu contra mim falo...
E isto não é auto-comiseração...apenas uma rasteira pregada pelo sistema!!!
Ok, o sistema somos nós que o formamos...por isso não adianta culpabilizá-lo...no próximo ano "amando" umas pedradas a umas gaijas do grupo de Matemática para fazer juz àquilo que sei, que gosto e que me dá gozo ensinar...mainada!
Aliás, aliás, aliás...eu devia estar a dar era aulas de Contabilidade, Geral e analítica, Cálculo Financeiro, Informática de Gestão...mas isso é uma coisa que nunca mais irá acontecer...
Níveis Comuns de Referência: escala global
http://www.linguanet-europa.org/pdfs/global-scale-grid-pt.pdf
"Será suficiente que um professor seja capaz de compreender apenas "as questões principais" na sua interacção com os alunos?"
É um belo atestado de incompetência ao próprio ministério pelos resultados que as 'directivas' emanadas pelas sapiências pardas têm gerado.
Em boa verdade me vejo todos os dias obrigado a repetir coisas simples mela simples razão de serem 'intangíveis' para a maioria dos alunos.
Basta ouvir como os alunos falam para perceber o que basta hoje. Nota-se, aliás, que uma boa parte dos professores já fala como os alunos ... evidentemente ... ou passam a vida a repetir para se fazerem perceber.
Viva a línguagem "prontos, assim tipo coiso".
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