terça-feira, maio 15, 2007

O jornalista não pergunta, papagueia...

Em mais um exemplo de como os média engolem e vomitam a propaganda do ME sem
mastigar, o PÚBLICO divulga hoje os números avançados pela Inspecção Geral do Ensino sobre a Organização do Ano Lectivo 2006/2007 com o título: Aumentam os professores do quadro que não têm alunos.

Entre os dados avançados, esta pérola:

  • "Ao nível do pré-escolar a evolução foi semelhante e são também seis por cento os educadores que não têm um grupo de crianças atribuído."
É pena que a notícia publicada na coluna ao lado não os faça pensar:
  • "Uma em cada quatro crianças de três anos não conseguiu um lugar num jardim-de-infância público este ano lectivo, na esmagadora maioria dos casos por falta de vaga. A situação é particularmente complicada nas áreas das direcções regionais de Educação do Algarve, onde a rede do pré-escolar não chega a servir metade das crianças (taxa de admissão de 37 por cento), e de Lisboa. Aqui, os jardins-de-infância públicos tiveram capacidade para 58 por cento dos inscritos, revela o relatório Organização do Ano Lectivo, elaborado pela Inspecção-Geral da Educação (IGE) e ontem divulgado."
Então há 6% de educadores a mais, mas a rede do pré-escolar deixa de fora 25% dos meninos?! Ninguém pergunta à Ministra por que razão não são construídos mais Jardins de Infância? Pois, comer e calar...

Sem comentários: