No secundário, há vários tipos de matemática: para os agrupamentos de ciências e de economia, Matemática A; para o agrupamento de humanidades, Matemática aplicada às Ciências Sociais (MACS); para artes, Matemática B.
A minha pergunta é:
Sendo a Economia uma Ciência Social, porque é que agrupamento de Economia têm matemática A, em vez de MACS?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Deve ser para aos futuros economistas aprenderem a fazer as contas como deve ser, para evitar os buracos orçamentais a que os actuais economistas nos habituaram...
A matemática é toda a mesma...tem é nomes diferentes para tornar a coisa mais pomposa...uma pergunta: estás no agrupamento Económico-Social?
Estou no agrupamento Económico-Social.
Não percebo porque é que este agrupamento não tem MACS. A MACS foca-se em estatística. Para que disciplina é mais importante a estatística do que a economia? Estudos de mercado, técnicas de gestão, enfim... todo o trabalho de um economista é baseado na estatística. Não é nas funções quadráticas, na geometria, nos vectores... é na estatística.
Os economistas têm que saber fazer contas. Têm que saber fazer estatística. Então, porque não uma Matemática Aplicada às Ciências Económicas, que fosse uma espécie de misto entre a Matemática A e a MACS? A matemática é toda igual, mas temos de a usar aplicada às nossas necessidades. Faz todo o sentido.
Olha, eu também sou desse agrupamento, isto é, fui...e tirei gestão (podes perguntar como é que eu sou prof de ciências da natureza...porque tou a concorrer ao vaticano e tento ser o mais "pologolota" possível...)...e no curso escolhi sempre todas as opções relacionadas com a matemática e com a estatística! E realmente nunca foi necessário recorrer ao Cálculo Vectorial para resolver uma problema sobre a Distribuição de Poisson (agora divaguei um bocadinho!!) Mas vou-te contar um segredo...mas não digas a ninguém...se os cromos pusessem a estatistica mais avançada na matemática do teu agrupamento, o que é que tu depois aprendias quando fosses para a faculdade? E se toda a gente resolvesse ter 20 a essa Matemática? Epá, isso ía estragar as estatísticas das classificações de Matemática...e isso é um ADAMASTOR que não se deve perturbar...há que manter a Matemática como um
bicho de sete cabeças ao qual só os génios têm acesso...(espero que percebas a ironia da resposta)! Mudar os programas de Matemática do secundário, do 3º ciclo e do básico? Tás louco! Isso era outro 25 de Abril...eu diria mais um 25 ao quadrado! Deixa estar assim, que assim é que é bom...e depois entravam todos no ensino público...olha que chatice...ai, vou-me calar! Senão ainda vou presa...
(isto não dá para corrigir erros ortográficos, ou pelo menos eu não sei como se faz...mas está aqui a errata! lol):
- onde se lê "pologolota", deve-se ler "poligolota";
- onde se lê "3º ciclo e básico", deve-se ler "3º e 2º ciclo do básico"
...pronto, acho que é tudo...
Infelizmente, depois vais mesmo precisar da matemática A. E também vais precisar da estatística...
Enviar um comentário