sexta-feira, janeiro 19, 2007

TLEBS - os velhos dos marretas


Arriscam-se a ficarem definitivamente como os velhos dos marretas: às 4ªs Vasco Graça Moura diz "mata" à TLEBS e à 5ª Eduardo Prado Coelho diz "esfola"...


Na sua habitual crónica no PÚBLICO, Eduardo Prado Coelho começa por afirmar peremptoriamente:
  • "A TLEBS levou agora um golpe mortal. Os manuais que tinham adoptado, melhor ou pior, a nova terminologia, foram suspensos, o que significa que o ensino dos anos correspondentes voltou a ser de perfil tradicional."
Aproveita para reconhecer à polémica da TLEBS, que dá (talvez um pouco precipitadamente por terminada) um "mérito indiscutível":

  • "Conseguiu que a maioria da opinião pública, em particular os pais, estivesse contra uma tal iniciativa. E os professores também: 4000 assinaturas contra. Isto é, mesmo aqueles que ignoravam o problema e sobretudo as suas implicações (por exemplo, o modo como matava o Plano Nacional de Leitura) tomaram consciência dele e tornaram-se desfavoráveis."
Não termina sem lançar uma farpazinha aos linguistas:
  • "O que tornava difícil a discussão era o facto de os inventores da TLEBS considerarem que todas as pessoas que intervinham ignoravam a linguística por completo. Posso garantir-lhes que não é bem assim."

Sem comentários: