Aparentemente, o que se vai suspender é a "experimentação generalizada" (um conceito que não deve ser confundido com "generalização", que já se encontrava suspensa desde Dezembro).
Para o ano, recomeça-se outra vez, depois de corrigida e revista pelo linguista João Costa (recentemente atacado por alegados interesses na TLEBS - o homem é linguista, é claro que tem grande interesse na coisa) e o professor de Literatura e Análise Literária Vítor Aguiar e Silva (a quem ainda não se descobriu nenhuma prima, que tenha uma amiga, que tenha um namorado, que tenha dado um parecer ou ido tomar café com ninguém ligado à concepção da TLEBS).
- "No próximo ano lectivo, a TLEBS pode ser aplicada como experiência-piloto, num grupo restrito de escolas, informa o secretário de Estado. "A decisão política tem de se adaptar à viabilidade técnica. Se houver condições técnicas para avançar [para a generalização em 2008/2009], avançaremos", acrescenta Pedreira.
- "A TLEBS foi aprovada pelo Governo de Santana Lopes e tem sido alvo de fortes críticas por parte de especialistas, pais e professores."
- O que fazer aos manuais de 7º ano, adoptados no ano passado, cumprindo na generalidade as indicações da TLEBS? Em 2997/2008 teremos os alunos de 7º ano a fazer uma experiência virtual, para esquecer rapidamente no ano seguinte?
- Quando se descongelar a adopção de manuais, vão-se reformular os de 7º ano, que deverão ser os primeiros, ou retoma-se no 8º ano, deixando os de 7º "com erros "entretanto corrigidos?
- As acções de formação feitas por professores sobre uma matéria "com erros" serão creditadas na mesma?
- Qual o contentor em que se deve "arquivar" o trabalho já realizado por centenas de departamentos de língua portuguesa em agrupamentos por todo o país: azul, amarelo ou verde?
- Que palavras para os que se têm ingloriamente esforçado por cumprir as indicações do ME (até agora) de generalização da TLEBS e que palavras para os que se têm estoicamente marimbando para o cumprimento das indicações do ME até agora?
Sem comentários:
Enviar um comentário