domingo, janeiro 21, 2007

O Problema Essencial

“O principal problema da educação de hoje é os alunos não virem para as aulas com uma predisposição para aprender

A minha professora de Português in “Lição nº53 e 54”

Concordo. Sem dúvida que a aprendizagem é uma coisa que necessita de concentração e persistência e alguns não têm estas características. A preguiça de alguns alastra a toda a turma, que, sem a intervenção do professor (que pode ir desde a repreensão oral à expulsão), fica completamente “no ar”. E com isto critico-me a mim mesmo também. É impossível manter a concentração em alguns ambientes que se criam nas salas de aula (ambientes esses que por vezes são criados também pelos professores...).

Talvez a melhor maneira de, na escola do século XXI, encarar este problema, seja criar alternativas aos que não querem/podem/conseguem estudar. Tem que se criar outra perspectiva de vida para quem não é bom o suficiente para ir para a universidade.

No sistema actual, todos os alunos que terminam o 9º ano são encaminhados para os cursos cientifico-humanísticos, que dão acesso posterior às universidades. Sob o pretexto hipócrita do “vale a pena tentar”, muitos acabam mal o 12º e vão trabalhar para caixas de supermercado... e a sociedade continua a mandar pessoas que têm poucas hipóteses de conseguirem acabar a universidade para esses cursos, em vez de ajudar os jovens a procurar empregos de que eles gostem, onde valham a pena os anos de estudo (teórico e manual) investido.

Uma pessoa aqui há tempos disse-me “quem vai para os cursos técnicos e profissionais são os burros!”. Quem nunca ouviu “Mas ele/ela é formado/a?”, referindo-se à única formação possível como a universitária?

A realidade é esta: o acesso ao “ensino superior” sempre foi restringido a uma minoria. Só que antigamente o critério era o dinheiro e hoje são (ou deveriam ser) as capacidades.

Por isso é que eu defendo a escolha das escolas (em que o critério para entrar nas melhores escolas seriam as médias e não o melhor bairro), os manuais emprestados pela escola, o ensino profissional/técnico como alternativa, o fim dos TPCs obrigatórios....

Talvez o problema essencial na educação seja toda a estrutura e sociedade (alunos, professores, cominicação social, pais e amigos incluidos), que empurra todos os alunos para um sítio onde não querem estar, e donde, provavelmente, não irão tirar nenhum benefício futuro: a sala de aulas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Direi mais, também um dos principais problemas da educação de hoje é os professores não irem para as aulas com uma predisposição para ensinar...