quarta-feira, outubro 31, 2007

Como educar para a Democracia?

Este foi o tema do mês de Outubro. Um tema essencial para esta época.
Diariamente, vemos atentados contra a democracia, e vislumbramos alguns movimentos anti-democráticos. Para evitar isso, na minha opinião, há que tomar medidas, e não esperar passivamente que a democracia aconteça.

Educar para a Democracia é muito complicado. Educar para a ditadura é fácil... basta incutir os valores do regime, e não permitir divergências. Sendo a democracia o sistema que permite a divergência de opiniões e modos de vida, como ensiná-la, sem estar a ser ditatorial?

Há que informar e permitir diferentes opiniões, criando espaços de liberdade de expressão. Há que incutir os valores democráticos, que precisamente, permitem todo o tipo de ideais.
Ensinar a democracia não é impôr nada: é, pelo contrário, dar escolha aos alunos. Dar liberdade aos alunos. É exactamente o contrário da imposição: é libertação e escolha.

Não ensinar os valores democráticos é, isso sim, uma imposição: impôe-se a ignorância, a falta de espírito crítico, impõe-se a aceitação de tudo o que "está escrito", e de tudo o que o mundo tem para dar, sem nunca se questionar nada, porque não se sabe o que isso é.

Embora globalmente ensinar para a Democracia seja uma tarefa difícil, se olharmos ponto por ponto, conseguimos mais facilmente saber o que fazer. Por isso, ao longo deste mês fiz quatro textos sobre quatro aspectos diferentes da Democracia e da vida em Democracia:

Espero ter sido claro nas ideias que defendo, e espero que este debate continue por este blogue e pela sociedade portuguesa.

Viva a Democracia! Na Escola e tudo!

Sem comentários: