segunda-feira, outubro 29, 2007

Não há condições

Em comentário ao meu post Tempo para lêr?, onde questiono a carga horária excessiva nas escolas, que impede os alunos de terem tempo para ler, XandraFrô, que também participa neste blogue, escreveu o seguinte comentário:

"eu não li todos os comentários na integra, mas também não é preciso! só tenho uma coisa para dizer...este aluno do ensino secundário é extremamente convencido e acha-se um verdadeiro herói na defesa dos direitos dos alunos! menino, desca à terra e...vá fazer umas piscinas e uns joggings1 activa a circulação sanguínea, expulsa as toxinas a mais no nosso corpo, liberta a nossa mente e, a seguir ao sexo, é mesmo o melhor que nós podemos fazer1 sejamos realistas! todo o resto vai-se fazendo, ou melhor ou pior porque NINGUÉM É PERFEITO! mas só uma coisita...para quê a formação civica???? acho muito bem que haja! porque anda por aí muito pai e muita mãe que têm as crias só por ter...a gente que as eduque!!!Tenho dito!e mais...eu era para não me identificar mas como não tenho satisfações a dar a ninguém sobre aquilo que escrevo e não tenho minimamente receio de ser mal interpretada, nem que me julguem mal, subscrevo-me! se as partes ficarem muito ofendidas, azar! atchim...santinho!"

A minha resposta a este comentário é:

XandraFrô,

Não é preciso interpretá-la mal. Você explicitamente chamou-me aquilo que quis. Está no seu direito e eu estou no meu direito de escrever neste blogue aquilo que penso e de defender aquilo que quero defender. E de ficar ofendido.

Essa do "desça à terra" parece-me boa ideia. Se calhar, enquanto houver intolerância, falta de espírito de debate, escrita aparvalhada e sobre futilidades e ainda por cima se entra em caixas de comentários para insultar os colegas de blogue, sem apresentar nenhum argumento, se calhar enquanto isso existir neste blogue, não vou cá voltar.

Quando diz "menino, desca à terra e...vá fazer umas piscinas e uns joggings1(...)", não está a comentar o que eu digo. Das duas uma: ou me está a mandar embora deste blog, ou (pior) está a querer condicionar a minha acção neste blogue (é claro que por estar a querer condicionar a minha acção neste blogue não quer dizer que eu o vá fazer. Mas se mandar uma pessoa à merda, mesmo que essa pessoa não vá à merda, ela tem o direito de se sentir ofendida.)

Somos todos do mesmo blogue. Isso não impede divergências de opinião. Mas impede que se comece a insultar o colega de blogue, entrando numa caixa de comentários, sem apresentar nenhum argumento. É um comportamento deplorável do ponto de vista cívico. É no que dá, não haver FC a sério...

Também achei curioso o tom paternalista do seu comment. "é extremamente convencido", "desça à terra", "acha-se um herói na defesa dos direitos dos alunos!", "menino, (...)".

Não sei se percebeu quando cá chegou, mas o alicerce deste blogue é o conceito de que é possível um blogue com professores e alunos, onde cada um dê os seus pontos de vista, sem haver depreciação só porque se é aluno/professor. A diferença entre estes e os outros blogues de educação é que este não é nem um blogue de especialistas sobre educação/pedagogia etc..., nem é um blogue/sindicato de professores.
É um blogue onde pessoas que não são especialistas em ciências da educação (nem os professores nem os alunos...) falam sobre educação mediante as suas opiniões e vivências.

Acho que este episódio vai contra toda a ética bloguística e contra todos os valores deste blogue.

Portanto, e pelo que já expliquei, acho que não posso continuar neste blogue enquanto não houver uma reestruturação do mesmo, repondo o clima de debate sério e pacífico entre bloggers alunos e professores, sem este tipo de incidentes, que estragam o blogue.

Isto é, dadas as circunstâncias, um ultimato. Eu não me importo de continuar no blogue, mas isso terá de acontecer sem a XandraFrô. Também não me importo de sair do blogue, porque penso que o blogue acaba a partir do momento em que se deixam passar estes incidentes.
Num blogue assim, eu saio. Num blogue reestruturado, eu continuo. Não é uma questão pessoal, é uma questão de valores.

P.S.: Não se esqueça que foi a XandraFrô a incitar à expulsão de um de nós, quando disse
"este aluno do ensino secundário é extremamente convencido e acha-se um verdadeiro herói na defesa dos direitos dos alunos! menino, desca à terra e...vá fazer umas piscinas e uns joggings1 activa a circulação sanguínea, expulsa as toxinas a mais no nosso corpo, liberta a nossa mente e, a seguir ao sexo, é mesmo o melhor que nós podemos fazer1 sejamos realistas!"
Não me acuse de ser o iniciador da ruptura, pois foi você que me mandou ir passear.

Sem comentários: