quinta-feira, abril 26, 2007

Não há palavras caras - a felicidade

Este é daqueles assuntos que eu no meu estado normal não me arriscaria a fazer mas o outro já foi muito "audaz" e nem saiu mau de todo, portanto mãos á obra!

Ora bem, qual é o conceito que nós, a sociedade, tem para felicidade?
Estado de alegria permanente? Vontade de não se suicidar?É uma daquelas palavras caras para as quais não existe uma definição que possa ser mostrada no dicionário e com a qual todos concordem! No meu dicionário encontrei, e passo a citar:
Felicidade: Fortuna; Satisfação
E eu que sempre ouvi dizer que dinheiro não é felicidade! Mas então, se não é dinheiro, é o quê? As boas acções das pessoas? Duvido! As situações? discordo! (Então se os pobrezinhos dizem que conseguem ser felizes só com alguma comida, sem ligar ao desprezo das pessoas e ao facto de viverem numa barraca!) Será devido ao amor que as pessoas lhe dão? Também duvido, sei de muito boa gente que os pais faziam todos os sacrificios por eles (não, não foi a minha mãe a escrever isto!) e que quando viemos a descobrir só tinham duas coisas em comum... O traficante e o facto de andar a "tirar coisas emprestadas das lojas"... Ora digam-me se isso é felicidade
Afinal qual é a verdadeira causa ou motivo da felicidade? O mais provável é ser um bocadinho de cada... Quer dizer, não há nenhum motivo especifico que nos faça dizer:
-Isto faria qualquer um feliz!! (excepto talvez um novo modelo de carro desportivo com ar condicionado á borla e com as taxas de juro em letra pequenina bem lá ao fundo do papel)
Acho que uma pessoa já nasce com uma certa preponderância para ser feliz ou não (afinal já está provado que o nosso cérebro nasce com a capacidade de produzir mais ou menos endorfinas para que nos sintamos bem!) e é ela que dita a nossa sorte!

Em resumo, eu vou ser uma pessoa má e nfeliz que não acredita que a liberdade possa ser causada por efeitos exteriores... Acho que vou testar esta teoria com os meus colegas!
Quem se chega á frente?

3 comentários:

Patuxa disse...

Primeiras, primeiras!
Já cá tou! Agora os outros que esperem!
Ora, felicidade! Muito bem! Gosto desta palavra cara, que de caro não tem nada mas que por vezes custa tanto, não dinheiro, mas outras coisas! Felicidade para mim é...ver estar satisfeita (satisfação será outra palavra cara?) com as pessoas que tenho à minha volta, ter saúde para acordar vivinha da silva (sim, porque às vezes acordo morta...de cansaço, de fome, de...sei lá!) e, não me venham com tretas, com dinheiro no banco! Porque, deixemo-nos de hipocrisias, mas sem guito não se consegue fazer népia! E quando não se faz népia, é-se buuuuué de infeliz!
Perontos! Já disse!
Felicidade par ti também!

RioDoiro disse...

Mas porque raio se embica para dinheiro em relação à palavra fortuna? É apenas um dos seus significados.

AndreiaRibeiro disse...

mas fortuna tem frequentemente um significado que tem a ver com propriedade!
mas pronto, para os outros que vão para os outros significados, leêm mais abaixo!