quarta-feira, dezembro 13, 2006

TLEBS - manobras de diversão

Apesar de se irem repetindo os apelos à ministra para que pare o processo da TLEBS e se ir dando como certo o seu fim, a verdade é que do Ministério, nada. Consta que os seus autores a estão a rever (?!), o DGICD fechou as portas à TLEBS por uns dias, mas abriu de novo como se nada fosse, sem dar uma explicação a quem foi batendo com o nariz na porta.

Neste estado de assobiar para o ar geral, a ver se a coisa passa, Maria Helena Mira Mateus, a abelha-rainha, escreve um artigo hoje no PÚBLICO onde defende apaixonadamente o "lugar e o mérito do ensino da gramática", que na sua opinião é o que estaria por detrás da discussão em torno da TLEBS.

Não tendo ainda visto ninguém falar contra o ensino da gramática, para que servirá esta manobra de diversão? Para tentar desviar a controvérsia para outro assunto?

  • "Sendo claro que a terminologia decorre da gramática que se ensina, e não o oposto, e sendo certo que a gramática de uma língua é constituída pelo conjunto de regras a que obedece o seu funcionamento, é evidente que à medida que se vai aprofundando o conhecimento desse funcionamento a gramática vai sofrendo alterações e alguns dos termos que dela decorrem também vão sendo substituídos."
Mas afinal que gramática é que se ensina? E onde, na Faculdade de Letras? Não tenho visto nada nas escolas básicas e secundárias relativamente ao ensino da gramática que possa remotamente justificar esta Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário...

1 comentário:

Amélia disse...

Claro que não passa de manobra de diversão...e a propósito de tanta conversa "esdrúxula", lembro as mais interessantes cartas de amor ridículas e os sentimentos esdrúxulos do engºÁlvaro de Campos...-:)