terça-feira, dezembro 05, 2006

É Natal...

...ai esta quadra é uma maçada! Não é que eu não goste de oferecer coisas! Não senhora! Adoro! Mas, caramba, calha tudo ao mesmo tempo...ele é ver testes, é fazer avaliações, é fazer pêcêtês...é um nunca mais acabar de borocracia para avaliar os miúdos...e as prendas, quem as faz? aposto em como os professores pertencem àquele grupo de pessoas que compram tudo à última da hora, mais caro...a não ser que se seja muito organizado e se comece a fazer as compras nos saldos em Agosto...é o mais certo, se calhar! com o que a malta ganha e com os preços que andam aí...meu Deus! é de loucos! olha, eu cá não compro népia! faço tudo! nada de comprar tudo feito! oktukeresseieu! só que ao mesmo tempo tenho k ver testes...k seca..e de ciências...com os erros que têm é um desatino!Se eu pudesse fazia a avaliação apenas pelo desempenho dos alunos nas aulas...e assim é que devia ser! afinal a avaliação é continua! e giro, mas mesmo giro, era os professores juntarem-se num conselho de turma e, entre todos, discutirem as notas a dar a cada aluno...não havia cá testes, nem fichas de trabalho nem nada. ainda por cima cada vez chego mais à conclusão que os alunos que chegam ao 5º ano vêm completamente "deseducados"...de quem é a culpa não sei, mas que vêm sem regras nenhumas de comportamento em sala de aula, sem responsabilidade, sem autonomia, sem hábitos e métodos de trabalho, sem...conhecimentos, pré-requisitos (esta parte é a mais grave...é incrível que um miudo de 9 anos dê tantos erros a escrever que até dá vómitos!)!
Ainda hoje na aula de ciências da minha direcção de turma, os fulaninhos estavam-se a portar mal! também, a quem é que lembra por um grupo de miúdos, eléctricos, a ter uma aula de ciências do meio-dia à uma e meia? eu estava roxa de fome e eles deviam estar esfomeados...ainda por cima e tema era o regime alimentar dos animais...pior a emenda que o soneto! bem, para os acalmar disse-lhes para passarem para o caderno uma tabelazinha que estava no livro com as características dos três tipos de dentes! ou seja, era uma tabelazinha de 2 colunas por 4 linhas, a coluna da esquerda mais estreitinha que a da direita, a linha de cima com os titulos...estão-me a entender? spéfácil, certo! bem...amigos...não sei se vos diga se vos conte...A TRAGÉDIA, O HORROR, A DESGRAÇA GRÁFICA...eles não sabiam fazer a tabela, pior, copiar a tabela...eu perdi praí meia hora a explicar, quase um a um, o processo! e rasguei mais de 10 folhas...eles próprios estavam chateados pois reconheciam que devia ser fácil e estava a ser tão complicado...ora o que é que isto me diz? os miúdos têm problemas de motricidade fina! e porquê? FALTA DE TREINO! eu, sinceramente, não sei o que é que eles andam a fazer no 1º ciclo! já ouvi várias professoras do 1º ciclo dizerem, em tom de queixa, que não podem puxar pelos meninos porque não têm autorização para...atão mas onde é que isto já se viu? uma criança tem que chegar ao 2º ciclo com três competências bem desenvolvidas:
-saber a tabuada, independentemente de a compreender ou não...depois de a memorizarem, é muitíssimo mais fácil de compreender;
-saber ler;
-saber escrever correctamente, sem erros, aliás este é o primeiro passo, sem dúvida! Eu também aprendi isto tudo, e ainda tinha que rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria no inicio e no fim das aulas, desde a 1ª até à 4ª classe...e não morri, não precisei de nenhum psicólogo que explicasse aos meus pais porque é que eu me portava mal (ó se portava..charope de pau de marmeleiro pra cima e passava logo!)...MEMORIZAVA, que é um verbo que está em desuso!Ora, o que é que me adianta estar a ensinar às crianças quais é que são as formas, o revestimento, o regime alimentar, etc dos animaizinhos, se, depois eu peço um trabalhito por escrito, tipo composiçãozinha e eles não a sabem fazer e têm que ser o pai ou a mãe a fazer por eles...claro, passada a computador com letras todas xpto...isto é um filme, e a preto! nem branco tem!
E é uma bola de neve! porque os pais, por sua vez, querem tanto que os seus filhos sejam os melhores que acabam por os atrofiar por completo! é verdade sim, sr. encarregado de educação! para além de lhes fazerem os trabalhos de grupo, os tpc´s e outras coisas mais, quantas vezes eu já não ouvi de tanta boca paternal "se não tiveres boas notas no teste não levas a bicicleta!" Mais ça cést drôle! eu não sou psicóloga, mas acho que isto é o pior que se pode dizer a uma criança! é entrar desde muito cedo no esquema do negócio! e depois admiram-se que eles quando cresçem façam a mesma coisa..."ó pai, ou me emprestas o carro ou fujo de casa!"bem, eu contra isso não posso fazer nada...mas em relação às tabelas...ai vão fazer tabelas a magote, ó se vão! não me chame eu...xandrafrô!
Voltando ao Natal, que foi o tema de abertura destes desabafos todos, venha ele, com montes de filhoses (que já foram torresmos, segundo o fodorento, né?) e bolo de rei (adoooooooooroooooo...)! mas uma coisa é certinha! NÃO GASTO UM TOSTÃO EM PRESENTES!
E, já agora, pais deste país, dêem lá a bicicleta ao miúdo, digam-lhes que os amam do fundo do coração e digam que são os pais mais felizes do mundo por eles estarem na vossa vida! é o suficiente para eles terem boas notas...e se não as conseguirem ter, paciência! a derrota também é uma aprendizagem!
Bom Natal para todos e Bom Ano de 2007

1 comentário:

Amélia disse...

http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/terminologias.htm
- a ler atentamente