Mais uma vez este tema...
Um professor de matemática que nos deu uma aula de substituição (no secundário!), quando lhe perguntaram se estava de acordo ou não com as aulas de substituição disse:
"Claro que sou a favor! É claro que para os «matarros» [ele utilizou mesmo esta expressão] quanto menos aulas melhor! E depois os vossos paizinhos andam a pagar-vos explicações quando as têm dentro da escola e gratuitamente! Essa malta, se quer ir para a merda [ele utilizou mesmo esta expressão], ao menos não arraste os outros para a merda [ele utilizou mesmo esta expressão duas vezes]"
Depois, ficou toda a gente espantada e ninguém respondeu. Acho que todos tinhamos receio de sermos chamados "matarros", ou então estavamos todos espantados com a sua maneira de falar à Chico Zé e ninguém respondeu...
Mas agora vou responder.
1) Aqui a questão é: não estamos no ensino obrigatório, estamos no secundário e só vamos às aulas porque queremos... se nos apetecesse ficavamos em casa ou iamos trabalhar. Ora, os pais não podem dizer, como era argumento no básico, que "se os filhos estão à guarda da escola, os pais têm de ter a certeza que os miúdos estão bem guardados, e não andam por aí na má vida e mais não sei o quê". Agora, só estamos na escola porque queremos, ou seja, nem somos obrigados a ir às aulas, mas temos de ir às aulas de substituição... não faz sentido!
2)Sou a favor de a escola ter actividades complementares e de ajuda ao estudo, com professores de todas as disciplinas (ou quanto mais não seja, de todas as áreas) para ocupar os tempos em que não há aulas ou os tempos pós-aulas, desde que essas horas sejam facultativas. Porquê? Para já, porque ninguém é obrigado a estudar. Mas, sobretudo, porque quando está uma turma inteira a ter uma aula de substituição obrigatória, há sempre alguns que não querem lá estar e fazem distúrbios, não deixando estudar os que o querem realmente fazer. Afinal, se as aulas de substituição não fossem obrigatórias, livravam-se dos "matarros" que queriam ir para a merda, deixando "os outros" a aprender.
3)Se os professores soubessem que iam faltar, podiam passar muitos trabalhos de casa, e assim quem quisesse aproveitar a aula de substituição para fazer os TPC, podia fazê-lo. Era uma maneira de se saber quem foi à aula ou não.
4)Isto seria muito mais útil do que pôr um professor de Português a substituir um de Matemática, ou o contrário... é que eu estou farto de SuDokus e palavras cruzadas nas aulas de substituição!
5) Qualquer dia temos aulas de substituição na universidade! Não vão os estudantes universitários entrar no mundo do alcool ou das drogas!
Com isto quero dizer que o que se está a fazer nas escolas secundárias deste país é o maior absurdo na educação desde a "Lição de Salazar".
P.S.- uma sugestão: porque é que não metem os professores desempregados a dar as aulas de substituição (não obrigatórias, é claro!) em troca de algum dinheiro para além do subsídio de desemprego e currículo para entrarem no ensino? Assim talvez conseguissem ter professores de todas as disciplinas nas salas de estudo...
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