sábado, julho 14, 2007

Percursos de educação inclusiva em Portugal

"É verdade que a Inclusão não é um processo acabado, finalizado, nem é a única resposta para todos os problemas que a Escola enfrenta diariamente. Mas também é verdade que, aqui e acolá, encontramos boas experiências de Inclusão em muitas das escolas portuguesas. Não significa estas sejam "As" escolas perfeitas, idealizadas nos nossos sonhos, mas escolas "com o pé no chão e a cabeça nas nuvens", que souberam usar a criatividade e lançar mão dos seus próprios recursos em favor de uma educação de alta qualidade, para todos e para cada um dos seus alunos.

Foi desta convicção que surgiu o projecto "Boas Práticas em Educação Inclusiva", realizado pelo sector de investigação do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva do Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana/UTL, com o apoio do Instituto Piaget de Almada e do SNRIPD. O objectivo do projecto era encontrar, descrever e analisar escolas, de Norte a Sul de Portugal, que superaram algumas das barreiras à inclusão que se lhes impunham, ou que se utilizaram de alternativas inusitadas/positivas/diferenciadas à exclusão. Dizíamos que era "um projecto bem disposto", porque mais do que apontar as barreiras (tão bem conhecidas e sinalizadas), estávamos interessados em virar os holofotes para as experiências bem sucedidas, por menores que pudessem ser as escolas ou por pequenas que pudessem parecer as próprias experiências.

Com vários lançamentos previstos para Agosto e Setembro de 2007, em Portugal e no Brasil (simultaneamente), o livro "Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso" será, com certeza, mais uma importante fonte de informação e inspiração para aqueles que pretendem contribuir para a construção de uma Educação mais inclusiva e mais respeitadora dos direitos à diferença dos alunos. "

1) LIMA-RODRIGUES, Luzia (Coord.); FERREIRA, Ana Maria; TRINDADE, Ana Rosa; RODRIGUES, David; COLÔA, Joaquim; NOGUEIRA, Jorge Humberto & MAGALHÃES, Maria Bibiana (2007). "Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso". Lisboa : Fórum de Estudos de Educação Inclusiva

1 comentário:

Unknown disse...

Ando a procura de parceiros para troca de ideias no blog que estou iniciando, o Pesquisa Narrativa. Quem tem interesse em educ. inclusiva sinta-se convidado a entrar na roda!!!

Abracos,