quinta-feira, julho 05, 2007

O exemplo cívico do candidato Costa

O PÚBLICO noticia hoje que foram as más escolas que levaram o candidato socialista à presidência da autarquia António Costa a sair de Lisboa e ir viver com a família para um condomínio privado na zona rural do concelho de Sintra.

Quando pensou inscrever o filho mais velho na antiga Veiga Beirão, no Largo do Carmo, onde ele próprio tinha andado na juventude, foi aconselhado pela própria responsável da escola, que o conhecia, a não o fazer: "António, vai à procura de outro sítio que isto é horrível."
  • Será que este conselho foi dado aos restantes pais no momento da inscrição por esta professora? Dado o estado actual das coisas, cheira-me a processo disciplinar... E daí não, foi para bem de um dos deles...
"António Costa percebeu que havia uma excelente escola numa povoação próxima daquela onde tem casa em Sintra e mudou-se de armas e bagagens. Quando perguntou ao seu colega com a tutela da Educação o que se estava a passar, recebeu como resposta que como a maioria da população morava na periferia de Lisboa era para aí que iam os maiores investimentos."
  • [Portanto, quando percebeu que não havia maneira de arranjar dinheiro para arranjar a dita escola, abandonou Lisboa.]
"O candidato contou ontem o episódio durante uma visita a uma escola do 1.º ciclo do ensino básico na Rua de Sapadores, para mostrar como o desinvestimento no parque escolar pode esvaziar a cidade de habitantes."
  • [Ainda por cima ainda goza com o pagode! Como se a atitude cívica mais adequada, aquela que os outros pais que não têm casas de férias em Sintra têm de tomar, não fosse ficar e lutar pela melhoria da escola. E como a escola teria lucrado em ter um pai no governo!]
Numa nota final, o candidato acrescentou que "Vamos também estudar se devemos introduzir o transporte escolar na cidade".
  • [Compreende-se, afinal agora vai ter de passar a levar os filhos à escola em Sintra, mal por mal, é melhor que seja a sua Câmara a tratar disso...]
Afinal, o que terá mudado nas escolas de Lisboa para que António Costa queira voltar?

Ah, Lisboa, Lisboa, enquanto fores trampolim, não hás-de ter governo...

Sem comentários: