segunda-feira, outubro 09, 2006

Afinal vem aí uma 4ª versão...

Ó Dra. Lurdes, decida-se!
Ou bem que avança para a frente com o estatuto da carreira docente, ou bem que o põe na gaveta! Agora vir para a televisão dizer que NÓS não soubemos interpretar bem o documento...por favor! Pode passar o atestado de burrice a outro qualquer do seu serviço mas não a mim nem a mais sessenta milhares (sabe quanto é por extenso?...é que há por aí tanta dificuldade em interpretar os números que eu não sei não...)! E ainda diz que vem aí uma 4ª versão! Bem, isto vai ter "pano para mangas"...enquanto isso, os preços sobem e o nosso poder de compra desce! "Very nice, indeed"!
A Sra. frequentou o ISCTE não foi? Pois olhe que eu também! E por acaso até somos colegas de curso! E se houve uma coisa que eu aprendi no ISCTE, e provavelmente a Sra. também, foi a fazer contas! Ó se foi! Então deixe que lhe diga uma coisinha: se quer ajudar o Sr. 1º ministro a liquidar de uma vez por todas o défice orçamental, não é aos bolsos dos professores que vai buscar o seu chas-flow, mas sim aos "tios belmiros & Cª Lda."(é mais é sociedades anónimas, não é? Ai agora é OPA´s, desculpe...mas, melhor ainda, porque mais dinheiro gira...)!
Sabe que mais, eu hoje tive que pedir a uma funcionária para me ir buscar uma cadeira em condições porque a minha cadeira de professor, para além de ter ar de arrastadeira (e da escola se parecer com uma encubadora...não sei de quem foi a ideia de por aquelas janelas que não se abrem...), abanava por todos os lados...é humilhante!
Pois lhe digo, minha Senhora, que não é a cortar no mobiliário nem na subida dos escalões dos Mestres deste país (e quando digo Mestres refiro-me a todos os professores no activo) que vai conseguir o que quer! Só vai fazer com que o ódio, sim ódio, cresca "more and more" porque o descontentamento é mais do que generalizado, é enraízado, tratado geneticamente, sem ser preciso recorrer a um laboratório...sim, porque filho de professor cresce a ouvir mal dos professores e do ensino em Portugal...e é sempre a mesma conversa da treta! Tá para vir o primeiro nome de ministro da educação, neste soalheiro país à beira-mar plantado, que não gere contestação!
Acho que qualquer sociólogo, nem vou tão longe, qualquer estudante de sociologia, rapidamente chegaria à conclusão que o problema não está nos professores mas sim na estratégia do nosso ensino! E quando o mal está feito, a pior coisa que se faz é "passajá-lo" com "linha reles"...vale mais fazer um "fato" com "tecido" novo...fica muito mais bonito, "glamourous" e "fashion"! Ah, e com linha da boa! Nunca com "fio de alinhavar"...
E já agora, tio Belmiro, não quer fazer uma OPA ao Ministério da Educação? Nem sabe o que ficava a ganhar...

Sem comentários: