segunda-feira, outubro 16, 2006

Que grandes... portugueses

Análise da lista de "grandes" portugueses, feita pelo Jumento:

Olhando para aqueles que a Estação do Estado considera ser os melhores entre todos os portugueses cheguei à conclusão de que fica muita coisa explicada.

Classificando os "candidatos" pelo domínio em que se destacaram temos:

  • 105 homens e mulheres da cultura.
  • 57 políticos.
  • 22 cientistas.
  • 12 exploradores.
  • 8 desportista.
  • 7 arquitectos.
  • 6 Economistas
  • 6 religiosos.
  • 4 Filósofos.

Desde logo ficamos a perceber que porque motivo alguns cursos universitários estão a abarrotar, enquanto outros, os que dão emprego, ficam às moscas, somos um país de poetas e políticos, e quanto a cientistas ficamo-nos pelos médicos e, talvez isto tenha alguma explicação, o nosso forte é a neurologia.

Há qualquer coisa de errado num país onde são muitos os que pedem ajuda ao vizinho para ler as instruções da máquina de lavar, e se não fossem os livros escolares já não existiram livrarias, e o maior volume de candidatos a maior português pertencem ao mundo da cultura, com destaque para poetas e escritores.

Da mesma forma não se percebe como num país que quase sempre foi mal governado os políticos seja precisamente o segundo maior lote de "candidatos". Temos mais políticos que todas as categorias da ciência e do pensamento juntas, os cientistas, exploradores, arquitectos, e filósofos, e economistas totalizam cinquenta e um, contra a longa lista dos cinquenta e sete políticos. E quando o nosso D. Duarte tiver tempo para ler a lista a situação vai agravar-se, uma boa parte dos nossos monarcas foram excluídos, ainda que se constate o regresso do D. Sebastião. mesmo sem ter havido nevoeiro.

O que nos sobra em políticos falta-nos em exploradores, cientistas, economistas, arquitectos ou filósofos. A situação é ainda mais grave se considerarmos que os exploradores são quase todos de outros tempos, exceptuando Gago Coutinho e Sacadura Cabral (que não exploraram nada), Roberto Ivens ou Serpa Pinto. Já quanto a empresários a situação é ainda pior, são quase todos da primeira metade do Século XX e do grupo escolhido apenas um está vivo e, ainda por cima, nenhum dos falecido deixou herdeiro na lista.

A ler na íntegra em:
http://jumento.blogspot.com/2006/10/os-grandes-portugueses.html

PS: eu por mim votava mim... Isto não dá dinheiro?! então deixem lá...

2 comentários:

baldassare disse...

é inovador. é plausível (porque não?). põe os portugueses a pensar. varia da habitual náusea que são as novelas. avalia. estimula a democracia. faz polémica. mistua velhos e novos. mistura vivos e mortos. dá liberdade de votarmos em quem quisermos. dá audiências. não fala (só) de futebol. é generalista. não avalia só políticos. não tem o nome de uma canção ranhosa, como as novelas da TVI. com salazar e marcello na lista, põe em causa a democracia (é essa uma das conquistas da democracia). dá discussão lá no café, lá no bairro, lá na escola (já cá faltava), lá em casa. muda hábitos. o marcelo rebelo de sousa falou nisso. faz voltar maria eliza. descobre as prioridades dos portugueses (se a política, se o futebol, se a arte, se a língua, se as conquistas, se a pátria, se a lesa-pátria...). faz posts em blogues. faz colunas em jornais e rvistas.

Que mal tem?

Patuxa disse...

eu acho que vai ganhar a tia lurdes...loooooooooooool