quarta-feira, outubro 18, 2006

Em Torres Vedras...

Ontém á noite recebi uma mensagem que dava conta de uma manifestação dos alunos da escola Henriques Nogueira (a minha) em Torres vedras. A manifestação era contra as aulas de substituição e a iniciativa também foi leveda a cabo pelos alunos da outra escola secundária de Torres Vedras, a Madeira Torres.
O dia da manife fazia todo o sentido... era no dia da greve de professores, logo não nos podiam acusar de só nos querermos baldar. (normalmente quem acusa os alunos de baldas quando estes se manifestam são os mesmos que fazem as greves à sexta-feira para poderem ir de fim-de-semana para a Costa da caparica. mentalidades...)
A manifestação estava convocada para as 07:00 da manhã, mais uma vez para não nos acusarem de não querermos ir às aulas... depois às 08:30 ía quem queria e quem quisesse, continuava o protesto.
Quando cheguei à minha escola só estavam 10 pessoas à porta e os outros (mil e quinhentos alunos) foram ás aulas.
Fui à primeira aula e, quando acabou o intrevalo da manhã, era quase impossível entrar na escola com tanta gente cá fora e tanta gente a sair... estavam no largo para aí umas mil pessoas!
Entretanto, na outra escola, a Madeira Torres, tinham fechado a porta a cadiado e ninguém entrava. Ao menos na nossa quem quisesse mesmo muito entrar conseguia!
Os alunos da Henriques mostraram que é possível juntar todos cá fora sem recorrer a métodos menos democráticos.
Mas claro, quando se fecha uma escola A CADIADO (que coragem...) vai logo a SIC e a TVI! E foram...
Nós, na Henriques Nogueira, não tinhamos a excitação das TVs, nem a obrigatoridade de participar na manife imposta pelo cadiado, mas lá estavamos... a mostrar a quem quisesse ver que não estavamos de acordo com as aulas de substituição no ensino secundário (que, diga-se de passagem, não fazem qualquer sentido... já não é ensino obrigatório, não há necessidade de ATLs para quem já tem idade para ser responsável...)

As boquinhas que os da Madeira Torrres mandaram não fazem qualquer sentido. Estavamos todos pelos mesmos objectivos, do mesmo lado...

Tudo corria bem, até que alguns alunos da nossa escola decidiram ir manifestar-se para a Madeira Torres. Porquê? Porque estava lá a televisão e queriam "aparecer"... que raiva! Abandonaram a escola e foram para a outra escola. Mostraram que, afinal, eram mesmo baldas, mostraram que, afinal, não queriam mostrar as suas ideias ao Conselho Executivo da nossa escola, mostraram que, afinal, não estavam assim tão decontentes com as substituições, mas que queriam era festa.

Aposto que, os que lá estavam desde as 07:00 não foram a correr para a Madeira Torres. Aqueles que levantaram-se mais cedo, que organizaram uma manifestação democrática e respeitosa, esclarecida e esclarecedora, não devem ter cedido tão levianamente ao chamamento das televisões... espero que não!
Eu fui para casa mais cedo, assim como o polícia que apareceu a tomar conta do pessoal manifestante, que deve ter ficado a pensar "estes gajos armam-se em grandes, mas basta uma câmara para os desfazer... imaginem com um bastão, como se fazia no tempo em que eu manifestava... cambada de maricas!"
Também eu pensei assim e fui para a minnha casa perdendo uma aula de revisões para o teste de Matemática A, que é já na segunda.
A isto chama-se greve... como não recebo salário, perdi em conhecimentos e em ajudas importantes para um teste que será o primeiro e que poderá determinar muita coisa. Fiz sacrifícios, se calhar tão válidos como perder um dia de ordenado! São os custos da luta.

Este dia que podia ser um exemplo para as gerações futuras da Escola Sec. Henriques Nogueira, foi um falhanço dos ideais e uma vitória para quem pôs as aulas de substituição no secundário.

Hoje foi um dia negro para esta grande escola!

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bonito ... com que então fecharam a escola da madeira torres a cadeado... e eu que até sou gordinha consegui entrar sem ter que saltar o gradeamento ou coisa do género... CONCLUSÃO: que eu saiba a madeira não foi fexada a cadiado... e fomos para a henriques nogueira sim fomos.

P.S.: acho que a tv não teve na madeira , ate agora pensava que tinha estado mas era na henriques...

ESCLARECIDO?!!

baldassare disse...

Talvez por comentar um post tanto tempo depois de ele ter sido escrito já não tenha a memória avivada.
1. A TV foi à Madeira Torres sim senhora, e à HN foi o jornal "Badaladas". Se entrou na escola, como diz, como é que sabe que a TV não estava à porta da Madeira Torres???
2. Se a Madeira não fechou a cadeado, pelo menos foi essa a informação que correu. Sinceramente, não me interessa. Como disse, nem sequer fui com a manifestação até à Madeira Torres. Fiz a greve, manifestei-me em frente ao Executivo da minha escola, faltei às aulas e, quando achei que a manifestação estava a ser uma "balda", vim-me embora. A anónima que escreveu o comment nem sequer fez greve (segundo diz, entrou na escola "sem saltar o gradeamento", ou seja, de livre vontade...), por isso nem sequer me dou ao trabalho de discutir pormenores com alguém que não entrou na manife...
3. Das suas uma: ou entrou na escola "sem saltar o gradeamento", ou foi para a Henriques ("e fomos para a Henriques nogueira sim fomos. "). A segunda é muito improvável porque foram os alunos da HN que foram (cobardemente) para a Madeira Torres!!! Dá-me a sensação que está a gozar comigo... Se não foi à manifestação, não fale do que não sabe.
4. Não é "fexada", é fechada.