domingo, outubro 22, 2006

Ainda o Ranking que veio a "Público"

Em Torres Vedras:
1º lugar- Externato de Penafirme, 81º a nível nacional; média de 11.24- 230 provas
2º lugar- Escola Secundária Madeira Torres, 90º a nível nacional; média de 11.19- 324 provas
3º lugar- Escola Secundária Henriques Nogueira, 224º a nível nacional; média de 10.37- 470 provas

Ou seja, em Torres, quantas mais provas, piores notas.

Mas falemos do "grande" Externato de Penfirme.
O externato de Penafirme é privado e é público ao mesmo tempo.
Ou seja, o estado português paga, por cada aluno que a frequenta, o dinheiro que o externato pede.
Todo o Norte do concelho de Torres Vedras (Maeira, A-dos-Cunhados e Silveira) vai do 5º ao 12º para aquela escola, que ganhanda fortunas, fazendo querer àquelas pessoas que os filhos estão melhor servidos por estarem num “colégio” “privado”.
Pois bem, há muito tempo que aquela escola não é privada. Há muito tempo que deixou de ter as características de uma escola privada, quanto mais não seja por ser “pública”.
Mas o pior que os privados têm, manteve-se. Aquela tendência que as empresas têm para se aproveitarem das pessoas e do estado, manteve-se.
Á custa de muitos futuros estragados, fez-se muito dinheiro com o “externato”.
Passa-se que, como recebem por cada aluno dinheiro do estado, quantos mais anos o aluno estiver na escola, mais recebem.
Então, só passa de ano quem eles não poderem mesmo chumbar. Ouvi dizer que o ano passado houve 40% de chumbos (não tenho a certeza, mas quem me contou disse ter a certeza).
O que eu sei de certeza, o que eu vi, foram rapazes de 17 anos no 6º ano, rapazes que iam a todas as aulas e, embora não fossem propriamente “brilhantes”, numa escola verdadeiramente pública teriam o 9º ano na boa.
Esses rapazes deram lucro durante muitos anos ao “externato”, mas abandonaram a escola sem o 6ºano.
O que eu também sei é que aquela região vai ficar pouco desenvolvida, nomeadamente a freguesia da Maceira, onde eu vivi até aos 10 (escapei à continha ao “externato”. Tive sorte). Muitos dos meus colegas da escola primária saíram da escola sem o 6º ano e alguns não trabalham e entraram nos sub-mundos de quem não estuda nem trabalha if you know what I mean...
Outros, como o Hotel Golf Mar aproveitam-se desta situação...
O que me mete mais nojo é Penafirme ter fama de “exigência” por chumbarem tantos alunos. Quando chumbam 40% dos alunos não se chama exigência, chama-se falta de qualidade de ensino, inadaptação das aulas aos alunos e incompetência.
Eu chamo-lhe roubar o estado e estragar o futuro a muita gente.

E claro, como só chegam ao 12º os muito bons (os outos ficam-se) e só vão a exame os seleccionados, como em qualquer escola privada, têm uma boa média.

Por isto é que este Ranking não faz sentido. Avaliar as médias e só as médias, sem ter em conta a qualidade de ensino nem o número de alunos que vão a exame é pouco ilucidativo e não é um retracto real das escolas de Portugal.

Este ranking, a existir, devia chamar-se “Ranking das médias das escolas secundárias” e não Ranking das escolas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Devo dizer que frequento o externato de penafirme desde o meu 5º ano (estou actualmente no 11ºano)e que tenho que discordar com a maioria do que aqui disse. Primeiro porque fala sem conhecimento de causa, e segundo porque aquilo que critica ao externato não são certamente os problemas que lá existem.
Desde o 5º que frequento esta escola e devo dizer que em todas as turmas em que estive: chumbou uma pessoa no 5º, nenhuma no 6º, uma no 7º, uma no 8º, nenhuma no 9º e 4 no 10º. 40%??? não me parece. Na verdade, e eu falo como alguém que já conhece minimamente o tipo de ensino do externato, só não passa quem não quer, e devo dizer que infelizmente, há muitos que não querem. No ano em que eu estive em que chumbou mais gente (10º), aqueles que chumbaram foi simplesmente porque não quererem fazer absolutamente nada da vida, e ainda mais grave, perturbarem as aulas àqueles que desejam realmente aprender. E se chumbaram não foi porque os professores não se deram ao trabalho de os incentivar, oferecer alternativas, etc...
Devo ainda acrescentar que acho incrivel criticarem desta forma o externato, quando hà escolas do concelho em que alunos estão pela quarta vez o 9º ano, já tendo também chumbado no 7º. Talvez casos identicos aconteçam também no externato. Pessoalmente não conheço.
Parece me a mim que a questão dos chumbos não depende das escolas, mas sim da vontade de cada um. Nas verdade nas aulas, a mesma matéria, os mesmos métodos, os mesmos testes são dadas a 28 alunos. Se uns passam e outros não, qual será a razão?
Quanto à questão que levanta, relativo ao dinheiro que a escola recebe por cada aluno, não posso nem confirmar nem refutar, pois não conheço a situação, nem tenho qualquer informação relativa ao assunto.
O externato de penafirme poderá ter muitos defeitos, e eu que por lá ando à 7 anos, reconheço-os bem. A qualidade de ensino não constitui um desses defeitos. Muito pelo contrario

Shyva*Nerfertiti disse...

Boas,
Também sou aluna do Externato de Penafirme (desde o meu 10ºano), e passei agora para o 12º ano. Devo dizer que na minha turma uma aluna anulou matricula, para aumentar as médias mas que ninguem chumbou.
É verdade que o externato recebe um X por aluno, mas também é verdade (e isto sim, devias SALIENTAR MUITO BEM NO TEU IGNORANTE POST) que o externato tem imensas despesas. Entre as quais o pagamento a ordenados aos professores pois o Estado nao financia a totalidade disso.
Tambem devias salientar que os nossos bons resulatos devem-se, secalhar, ao facto de termos PROFESSORES COMPETENTES, que nos apoiam, e preocupam-se connosco, e que alguns deles até foram alunos do Externato de Penafirme. Temos regras que na pública nao existe, e eu sei disto porque frequentei escola publica ate ir para o Secundario.
Na minha escola basica chuvia lá dentro, e devo dizer que as condiçoes no externato sao EXCEPCIONAIS, mas tambem se devem as regras "apertadas" que nos sao impostas.
Mas no externato vive-se em comunidade e respeita-se os outros, e em muitas publicas (e eu sei o que estou a dizer) há violencia com frequencia, alunos estragam materiais e nada se faz. Simplesmente "deixam andar".
O Externato nao desperdiça o dinheiro que ganha. Muito pelo contrario, INVESTE. Todos os anos desde que la estou a escola tem sofrido melhorias. E é graças a esses investimentos que se torna uma escola melhor, mais alegre e, de certa forma, com mais paz que muitas "publicas".
Alem disso o externato é publico! apenas as nossas regras sao mais "apertadas" que das escolas publicas, e digo isto porque no externato aprende-se a respeitar e a ter um comportamento digno, que é o que falta em muitas escolas "publicas" deste País.
Alem disso para qualquer pessoa pode ir estudar para o Externato e benificiar disto.

Por favor nao falem sem conhecimento de causa e nao deitem a baixo as poucas coisas boas que existem no nosso País..