terça-feira, junho 19, 2007

O exame de 12º segundo o porta-voz da APL

O "porta-voz da APL", Associação de Professores de Linguística, Paulo Feytor Pinto, também conhecido por ser presidente da APP, Associação de Professores de Português, lamenta que o exame de Português de 12º ano não avalie em maior profundidade os conhecimentos de gramática dos alunos.

Não deixa de ser curioso que a APL se alheie desta discussão - ainda deve estar amuada com a trapalhada da TLEBS, mas tem Paulo Feytor Pinto para lhes tomar as dores... Que outra solução havia para resolver este ano, com atestado de incompetência passado à TLEBS para o básico, mas em vigor no secundário, que não esta?

Gostava que a APP, além de se lamentar, tivesse publicado as questões que, na sua opinião, estariam adequadas a aparecer no exame, sempre era mais construtivo que a postura Calimero, que, ainda por cima, gostava de implementar orais para avaliar o 12º ano. Mas será que a frequência das aulas já não serve para nada?

4 comentários:

Anónimo disse...

A dúvida é mesmo: o que é que a TLEBS tem a ver com os exames? Os exames do 12º nunca tiveram gramática.
Este exame foi mais uma alegria para os que nunca abriram uma gramática na vida. É o reforço da incompetência, a vitória dos que fizeram barulho para tentar que tudo continuasse na mesma.

Luísa

Anónimo disse...

E a propósito de exames... hoje o verdadeiro exame de Língua Portuguesa do nono ano esteve no preenchimento do cabeçalho, apesar dos alunos terem enssaiado a peça com os seus Directores de Turma. "...devem preencher o vosso nome completo da forma como está no vosso BI..." etc e tal! Qual quê?? Alguns só escreveram o seu primeiro e último nome. E os professores vigilantes a fazerem registos de ocorrências... Ah! E para eles escrever o nº do BI da esquerda para a direita ou da direita é isto: 1645378 = 8735461 (está também o exame de Matemática feito). Só falta referir que em 15 numa sala, quase metade rasurou o seu nome próprio, sabendo que não podia ser substituída a folha de prova!

Anónimo disse...

RETIRE-SE UM DOS "S" DE "ENSSAIADO" :))

Anónimo disse...

DA ESQUERDA PARA A DIREITA OU DA DIREITA PARA A ESQUERDA SIM...:)