No ano passado, o exame de Língua Portuguesa do 9º ano foi criticado por ter um conjunto de questões de escolha múltipla a testar a compreensão de um poema. Vai daí, o deste ano tem questões abertas a testar a compreensão do texto.
Mas só um olhar distraído poderá ver nisto um sinal positivo - é que as ditas questões, na sua maioria se limitam a pedir ao aluno para retirar informação do texto... Portanto, limitam-se a avaliar os níveis mais baixos de competências dos alunos.
Obras literárias mais uma vez fora do exame, a produção de um slogan, gramática muito simples, não vá a TLEBS tecê-las, enfim, uma nulidade que reforça a mensagem de facilitismo e de andar a trabalhar para as estatísticas...
Mais do que tecer considerações sobre a facilidade ou dificuldade, há que afirmar com clareza - ao contrário do parecer da app, este exame não avaliou correctamente as competências de língua portuguesa exigidas no final do 9º ano. Qualquer aluno de 6º ano a resolveria com facilidade (com uns ajustes nos conteúdos gramaticais).
Humm, se calhar foi mesmo isso, um erro de impressão, que inverteu o 6 original e que levou à distribuição de uma prova prevista para o 6º ano...
quarta-feira, junho 20, 2007
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