quarta-feira, março 07, 2007

Nova lei do Tabaco

Não fumo. O fumo, às vezes, incomoda-me.
No entanto, acho que esta nova lei do tabaco abusa do poder do Estado quando diz que não se pode fumar em estabelecimentos de ensino... mesmo ao ar livre!
Sempre defendi que o critério devia ser o do espaço ser aberto ou fechado, e não abro excepções para bares e discotecas... se o espaço não é ao ar livre, o fumo deve ser proibido, para que os que estão na sala não sejam obrigados a fumar passivamente. Também sempre achei que se devia poder fumar em estabelecimentos de ensino e de saúde, desde que isso acontecesse ao ar livre.
Com esta lei, o Estado quer criar um obstáculo ao consumo do tabaco por parte dos alunos. É louvável.
Mas o efeito será, a meu ver, o contrário: quando uma coisa passa a ser proibida é, muitas vezes, mais apetecível aos jovens (e aos adultos...).
Por muito que o estado queira evitar o tabaco na escola, não são medidas proibitivas que vão fazer os alunos deixar de fumar...
Tem que se sensibilizar, mostrar imagens de pulmões com Câncro, pôr o tabaco a 5€ o maço e fazer aulas de Formação Cívica sobre o assunto!
De resto, qualquer tentativa do Estado de controlar os alunos e orientar as suas opções de vida, vai fazer os alunos revoltarem-se (e não existe melhor maneira de se revoltar contra estas leis do que fumar...).
Com isto quero dizer que eu, mesmo não sendo fumador, acho que o estado não deve tentar controlar as opções de vida dos jovens. A Escola deve informar e até, talvez, desincentivar o tabaco. A partir do momento que este passa a ser proibido (até para alunos que já atingiram a maioridade), o estado está a abusar.

Sem comentários: