quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Jogadas da/na APP

Já falámos aqui da questão da dupla personalidade entre os órgãos sociais da Associação de Professores de Português (APP) e os formadores do seu Centro de Formação (e da respectiva Comissão Pedagógica), bem como da coincidência das animadoras do Espaço Gramaticª.pt como formadoras do Centro de Formação da APP.

Agora, vemos que os favores se retribuem, com a animadora/formadora Filomena Viegas a promover na Gramaticª.pt uma plataforma onde a APP disponibiliza aos sócios uma disciplina moodle (uma oferta um pouco redundante quando quase todas as escolas dispõem de uma plataforma).

Curiosamente, essa plataforma apresenta-se como "um projecto em desenvolvimento no âmbito de trabalhos de engenharia e de investigação do Departamento de Engenharia de Informática do IST e do INESC-ID", disponibilizando acima de tudo disciplinas de TIC e Matemática. Depois lá aparece a disciplina APP, com 4 disciplinas (o nº total de sócios da APP?).

O que levará FV a promover este espaço? Reforçar a sua creditação como formanda numa acção aí desenvolvida? Promover uma bolsa de conteúdos de TIC e Mat? Se a ideia é assim tão nobre, faria mais sentido a APP assumi-la e disponibilizar no seu próprio site uma plataforma exclusiva para Português, ou capitalizar as sinergias com a Gramaticª.pt.

Infelizmente a ideia não é assim tão boa. Faz mais sentido o desenvolvimento do moodle dentro das escolas, prolongando os momentos de aprendizagem dos alunos, criando oportunidades de abordagens transversais ao currículo, do que levar os alunos para diferentes plataformas dos diferentes professores.

Sem comentários: