sexta-feira, setembro 22, 2006

Ciências da Natureza vs Gestão de Empresas?

O ministério (sim, porque falar da ministra é dar-lhe importância...) aqui há alguns anos atrás (nem sei quantos, mas não foram muitos...) pôs um grupo de energúmenos a fazer um documento de importancia fulcral para o futuro deste país! Mas atenção porque quando falo em energúmenos, são energúmenos MESMO...
O referido documento chama-se "Habilitações para a docência"...ou seja, é o testamento que qualquer pessoa, portadora de um bacharelato ou de uma licenciatura, deverá consultar quando quiser seguir a motivadora, bem remunerada e não menos aliciante (dadas as viagens a que estará automaticamente habilitado a fazer...por conta própria, claro, mas dedutiveis no irs, artigos de luxo...) CARREIRA DE PROFESSOR! Ao consultar este documento e seguir as orientações nele indicadas, uma pessoa (futuro professor/a...) não só estará a contribuir para o seu sucesso profissional como também para toda a prosperidade e produtividade do futuro da nação e que são, nem mais nem menos que os alunos deste país!
E a que se deve esta eficácia? Precisamente à escolha de algumas licenciaturas e bacharelatos para certos grupos de docência!
Claro que quem é licenciado em Português (ramo...), leccionará Português, e quem é licenciado em Inglês, leccionará Inglês e... por aí fora! Mas não é aqui que reside o factor de sucesso de tão brilhante documento, porque isso é demasiado curriqueiro!
Ora então experimentem lá por um licenciado em Gestão, Economia, Contabilidade, Finanças Públicas, etc (mas da área financeira) a leccionar Ciências da Natureza???
Claro que essas pessoas também estarão habilitadas a leccionar Matemática...mas apenas ao 2º ciclo (5º e 6º anos de escolaridade)...pois não sabem como se resolve uma equação nem como se aplica a fórmula resolvente (tou a falar de pessoas que tiveram matemática em todo o seu percurso...)...quero eu dizer com isto que os licenciados nessas áreas não têm habilitação própria para a docência de Matemática no 3º ciclo mas têm para Ciências da Natureza no 2º ciclo...não é o máximo? Eu diria brilhante! E como este caso haverá outros! Por exemplo, um licenciado em português estará habilitado a leccionar História e vice versa! Potente! Ainda dizem que os professores deste país não valem nada e que são uma cambada de inergumes... e o dinheiro que o ministério não poupa com esta "caldeirada"???
Pois eu sou uma dessas professoras, licenciadas em gestão, que lecciona Ciências da Natureza...e podeis perguntar porque não exerço a minha licenciatura e porque fui para o ensino...a minha resposta é simples: porque gosto mesmo de ensinar e detesto estar sentada num gabinete resmas de horas (sozinha, com um plasma à frente a queimar-me as íris...) a decidir onde é que os capitalistas deste país vão investir o seu precioso dinheiro...sou apenas uma daquelas pessoas (como muitas que há por aí...) que tirou o curso errado e depois decidiu fazer o que sempre gostou!
Era bom que alguém desse uma "volta" ao precioso documento!
Sra. Ministra, se por acaso ler este texto peço-lhe encarecidamente que me consulte...tenho a chave para o seu sucesso! E não sou uma titular...porque se fosse, pagava mais!
Pode ser que amanhã...

Sem comentários: