quarta-feira, janeiro 17, 2007

O sucesso do sistema educativo Indiano

A propósito da visita de Cavaco Silva à Índia, e antecipando desde já o que poderá ser eventualmente o próximo paradigma a seguir pelos génios que nos governam, aqui fica a chave do sucesso do sistema educativo Indiano, segundo Rahool Pai Panandiker*, hoje, no PÚBLICO:

  • "Não há explicações milagrosas. O "sucesso" do sistema educativo indiano é fruto do acesso livre e obrigatório à educação, da alteração paradigmática sobre valor de educação e da simples vontade e empenho do estudante médio indiano."
  • Primeiro, a educação nos níveis primário e secundário foi tornada acessível, mesmo nas aldeias mais remotas, de modo gratuito e obrigatório. Dado este facto, as leis de probabilidade numa população de 1,3 biliões ajudam a criar uma vasta massa de potenciais cientistas e engenheiros.
  • Segundo, há uma mudança paradigmática e consideravelmente mais optimista na mentalidade do indivíduo de que a educação é realmente a via para um futuro melhor. Esta mudança não deve ser menosprezada, na medida em que ela constitui uma enorme força mobilizadora para a performance e excelência. Os pais da crescente população indiana da classe média, actualmente em 350 milhões de pessoas, transmitiram valores de sacrifício orientados para a educação dos seus filhos, apostando mais nesta "lotaria educativa" do que em qualquer outra.
  • Terceiro, trabalho árduo permanente. O estudante indiano médio "bem sucedido" ao entrar no famoso IIT (Indian Institute of Technology) poderá gastar 14 a 16 horas por dia a estudar durante um a dois anos, antes de fazer a prova geral de acesso para as instituições de referência. Este é um argumento não muito diferente dos modelos darwinianos - sobrevivência dos mais aptos. Estas instituições e muitas outras estão fornecidas com estudantes de primeira qualidade - inteligentes, trabalhadores e com vontade de desafiar o mundo e logo necessitam pouco de "tratamento".
*Natural de Goa, membro do The Boston Consulting Group e um dos responsáveis pela concepção do site da Presidência dedicado ao acompanhamento permanente da visita de Cavaco Silva à Índia

Sem comentários: