domingo, outubro 07, 2007

Domingário de Marilú, as peregrinas

A todas e a todos os peregrinos e a toda a equipa de apoio do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo eu dou esta rosa...vocês são fantásticos, e estarão sempre no meu coração!
E digo mais...é preciso ter "tomates" para andar o que eles e elas andaram...seja pela fé, seja pelo gozo da viagem, seja lá pelo que for!
Eu digo que talvez seja pela simples vontade de GOSTAR DE VIVER!
Um grande BEM HAJAM e não desistam...hoje 30, amanhã 300...mas sem exército persa! (isto era uma piada...)

ps: eu gostava era que a nossa rica ministra da inducação soubesse destas iniciativas...tia lurdes, faxavor de começar a ler este blog, táóvir?

3 comentários:

RioDoiro disse...

Bem haja não tem plural.

.

Ctrl disse...

Pensar primeiro, falar depois.
Em caso de dúvida, consultar os auxiliares mais à mão.

[Pergunta | Resposta]
Bem hajam

[Pergunta] A saudação tradicional «bem hajam» está correcta? Que significa? Não deveria ser antes «bem haja» para o singular e para o plural? O verbo haver, além dos casos em que se emprega como auxiliar, significando ter, tem outras excepções em que se emprega também no plural? Está correcto dizer-se que o verbo haver umas vezes significa ter e outras existir?
Maria Catarina de Sousa :: :: Porto, Portugal

[Resposta] Bem hajam não é uma forma de saudação, mas uma forma de agradecimento equivalente a muito obrigado/a: «Bem hajam pela ajuda que me deram!»
Aqui, o verbo haver significa ter, obter. E bem é aqui um substantivo, complemento directo de hajam, a significar isto: tudo que é bom. Bem hajam = obtenham tudo / tenham tudo o que é bom.
Dizemos bem hajam, quando agradecemos a mais de uma pessoa. E dizemos bem haja, quando agradecemos a uma só pessoa. O verbo haver conjuga-se como outro qualquer. E, de facto, umas vezes significa ter, como em bem hajas, outras existir, como na frase seguinte: «Aqui há lindas flores.».
J.N.H. :: 01/07/1997

http://www.ciberduvidas.pt/resposta.php?id=1063

RioDoiro disse...

"Um grande BEM HAJAM"

Faria sentido se não tivesse "Um grande" antes. Neste sentido trata-se de um agradecimento e escreve-se no singular e com um hifen.

.