quarta-feira, outubro 10, 2007

Diário de Marilú, aula de física!

Ennnna pá, hoje madruguei!
Mas quero partilhar convosco uma aula de física que me deu o meu irmão, a respeito do conceito de DENSIDADE...eu fui procurar o conceito à wikipédia e tive uma dúvida, que o meu manokas me esclareceu...mas é melhor não dizer mais nada! Leiam!

Eu enviei esta mensagem:

"Quando aumentamos a temperatura de um determinado fragmento de matéria, temos um aumento do volume fixo desta, pois haverá a dilatação ocasionada pela separação dos átomos e moléculas. Ao contrário, ao diminuirmos a temperatura, teremos uma diminuição deste volume fixo. A quantidade de massa existente num dado volume é chamada de massa volúmica.
Quando a matéria se expande, sua massa volúmica diminui e quando a matéria se contrai, sua massa volúmica aumenta. Com este conceito temos uma unidade de medida, que pode ser dada gramas (g) por centímetros cúbicos(cm³)."
NÃO PERCEBI O K TÁ A VERMELHO...n devia ser ao contrário?ja tou podre de sono...

E horas depois veio a resposta:

"Massa volúmica" é um nome foleiro para densidade. Imagina um par de colhões dentro de água: A massa dos colhões não varia, mas quando os metes em água fria eles encolhem---o seu volume diminui. Ora, densidade = Kg/m^3 (1 m^3 = 10^3 Lt.), logo, quando os colhões se contraem---volume diminui---a sua densidade aumenta---há mais colhão por metro cúbico.
Já entendeste?
Outro exemplo com colhões, desta vez de carneiro.
Imagina que entras toda contente numa mercearia e pedes um litro de melejas.
O dono, esperto, diz-te que tens de esperar um pouquinho porque ele os tem congelados---colhões de carneiro congelados---e têm de ser descongelados para ser vendidos. Ele vai e mete os colhões (do carneiro) no micro-ondas até a água derreter e tornarem a ficar reluzentes. Isto significa que a densidade de colhão aumentou, e também que sais da mercearia com menos colhão por litro.
Agora também já estou podre de sono e não consigo dissertar mais sobre densidade (colhónica).

...E ESTA HEIN?

2 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Ah! Agora percebo!!!
A nha patroa farta-se de me rir na cara quando eu lavo os colhões com água fria...
Agora já percebo!!!
Vou pô-los de molho em água quente p'ra ver se tem efeito contrário e se o mano de cima tamém ganha mais viço...

AndreiaRibeiro disse...

OMG , se as nhas aulas de fisica fossem assim !

nao sei se aguentava 90 minutos séria ..