domingo, setembro 16, 2007

Início do ano lectivo

Amanhã todos tomamos posse. Os professores juram solenemente cumprir o programa, preparar os alunos e ajudar a formar futuros bons cidadãos. Os alunos juram solenemente esforçar-se para ter bons resultados, e claro, divertirem-se.

O dia de início do ano lectivo é uma época de stress, quer para os alunos, quer para os professores. É uma altura do ano que eu acho muito bonita (esta frase...). Todos prometem esforçar-se e ninguém entra com baixas espectativas. Ninguém, ainda, está chumbado. Uns partem mais à frente que outros, mas todos acreditam que vão chegar à meta.
Além disso, é uma altura do ano em que uma parte dos alunos não se conhecem. Criam-se amizades, inemizades, e pior que tudo, indiferênças. Até na relação professor-aluno existe este tipo de experiência. Não sabemos se o professor que acabámos de conhecer é bom, nem ele sabe se nós somos bons. É aqui que acaba a beleza do início de ano: nos testes de diagnóstico.
A maior parte das vezes ninguém estuda para estes testes, pois "não contam para a nota". Na verdade, penso que contam muitíssimo na nota. São os mais importantes do ano. A partir daqui, os professores já têm uma ideia de quem são os bons alunos, os alunos normais e os que possivelmente vão chumbar.

Portanto um conselho para todos os alunos (e também para mim mesmo...): estudem muito para os diagnósticos, esforcem-se nas primeiras semanas, que já vão muito mais à vontade para o resto do ano. É injusto e é triste, mas dificilmente um professor muda a primeira opinião que tem de um aluno. Nós também não a mudamos, mas nós não avaliamos os professores... nem somos pagos...

Desejo sorte para todos, sobretudo para mim.

P.S.- Amanhã começo com Educação Física às 8:30 da madrugada. Achei que tinha que partilhar isto com o mundo. Por uma vez na vida, espero que seja aula teórica...
P.S.2- O tag "Violência nas Escolas" foi colocado propositadamente...

2 comentários:

Anónimo disse...

Que fique registado EU NÃO FAÇO TESTES DIAGNÓSTICO...precisamente para não rotular os alunos...e nos anos em que fui obrigada (pelo departamento...) a fazê-los, ligava-lhes tanto como a um...posso dizer?...será que posso mesmo?...então aqui vai...um cagalhão! eu gosto é de fazer actividades práticas de "inbestigação"! pa por o neurónio a funcionar! toma lá e vaibuscar! tandari!
Boa aula teórica de edf...probably about rules!!! :-)

RioDoiro disse...

http://aperoladanet.blogspot.com/2007/09/os-novos-obscurantistas.html