domingo, dezembro 03, 2006

À beira de um colapso...

Ai meu Deus, isto por aqui anda tudo nervoso! Amigos, acalmem-se! E para já, B., boa sorte para o teste de TLBês amanhã...
Mais uma vez peço aos senhores do ministério para fazerem o favor, hã, de mandar cá para fora, para o out, com as vossas novidades de uma forma mais dócil...passam a vida a dar-nos tareia! Bolas, bolas, bolas! Se nos põem loucos, onde é que ides arranjar professores? Sim, porque é dificil substituir a nossa classe...só nós é que estamos habituados a levar...ai apetece-me dizer...mas pode parecer mal...(posso?...então eu digo)...PORRADA!!! A não ser que já estejam a pensar contratar mão-de-obra barata, tipo, chineses, para leccionar as nossas aulas...nunca se sabe, certo!!!
Mas, voltando à questão, e eu até nem sou professora de português! mas como sou portuguesa, segundo reza o meu bi, TAMBÉM, sou professora da língua materna, já que as minha aulas são faladas, ouvidas, escritas, rasuradas, comentadas, perguntadas, sussuradas, raciocinadas, calculadas, racionalizadas, desenhadas (já chega...)...em português!...Isto deixa-me preocupada! Ó se deixa! Parece que está tudo à beira dum colapso! Digam-me lá, quem é que teve a brilhante ideia de inventar que a gramática portuguesa tem que ser mudada? Tão aqui tão-se a rebolar nas plantas lá do jardim e depois apanham uma intoxicação e...pimba! toma lá uma TLBS para a matemática!! Isso é que eu queria ver!!! ("Meninos, que figura é esta? É um qadrado, sra. professora! Não é não! é uma linha partida em quatro! qual quadrado, qual quê! Isso era antigamente!")...e porque não uma TLEBS para a história? ("Meninos, que alcunha tinha D.Dinis? Ó sra. professora, não se diz alcunha! diz-se cugnome! Qual cugnome, qual carapuça! isso era antigamente! agora diz-se alcunha!)
Tadinho do Camões e do Pessoa! Devem estar às voltas na campa, com o devido rspeito, só de ouvir falar nestas modernices!
É que ele há tanta coisa com que se deviam preocupar...eu já fiz uma lista de "compras" sobre este assunto aqui à uns tempos atrás! Consultem-na! Não me repito!
E vão lá mudando tudo e mais alguma coisa a vosso belo prazer, sim!
Olha, escuta (à boa maneira algarvia), quando eu tiver que mudar o meu BI para cidadã espanhola, avisem-me, tá?! é que nessa altura eu fujo para os países nórdicos...sempre adorei o frio!!!

1 comentário:

baldassare disse...

como dizia ricardo araújo pereira na sua crónica na Visão há umas semanas... "os poetas têm a função de embelezar uma língua. os gramáticos de a estragar"

quanto a substituir a classe, não sei, mas alguns setores... se calhar já ia...