sábado, novembro 17, 2007

Alterações ao ensino de português no estrangeiro

Em notícia do PÚBLICO, ficamos confortados por saber que "o Governo está a preparar alterações no ensino de português no estrangeiro para adaptar a língua portuguesa às novas realidades e afirmar-se como uma das mais faladas no mundo", mensagem transmitida pelo ilustre secretário de estado da educação Jorge Pedreira.

"Lembrando que o ensino de português se resume a “leitorados, colocação de professores na Europa e algum apoio fora da Europa”, o secretário de Estado sublinhou que “já não estamos nos anos 70”.

O problema é que o ensino do português no estrangeiro, no básico e secundário, é tutelado pelo Ministério da Educação e passa para o MNE no ano lectivo de 2008/2009. O MNE, através do Instituto Camões, só tutela actualmente o ensino superior.

Logo, quando o sec. de estado da educação vem dizer que o ensino de português se resume a leitorados (ICamões) colocação de professores na Europa (ME - que também os coloca nos outros países) e algum apoio fora da Europa está a chamar-se a si mesmo incompetente, pelo que não fez nos últimos anos, e ignorante, pelo que não sabe que o seu próprio ministério faz.

E só agora, a 10 meses de deixar de tutelar o ensino de português no estrangeiro é que o ME se lembra disto?! E a criação de um "grupo técnico"?! Para quê?! Para condicionar a herança pesada dos anos 70 que vão deixar?! Chamem mazé os gajos da TLEBS, que já têm experiência em criar embrulhadas!

Sem comentários: