Dependendo das épocas, essa transmissão de valores foi mais ou menos explícita, e os próprios valores transmitidos foram-se alterando.
Hoje, temos disciplinas como a Educação Moral e Religiosa, áreas como a Educação Sexual, Formação Cívica e os planos pedagógicos, que muitas vezes também pretendem transmitir valores (o da minha escola é o rigor).
Além disso, em muitos manuais existem valores explicita ou implicitamente transmitidos. Se a isto tudo juntarmos o que dizem professores e colegas, a Escola é uma autêntica metrelhadora de considerações éticas às quais os alunos são expostos, no que isso pode trazer de bom e de mau.
Este é um tema importante para a Escola e determinante para a sociedade. Que valores a escola transmite? Devia transmitir valores? Se sim, quais? Como? Que papel têm os pais na decisão do que deve ser transmitido aos seus filhos?
É isto que tentaremos analisar durante o (que resta do) mês de Fevereiro.
1 comentário:
Ahhhh. Essa conversa já começa a fazer sentido.
Pela minha parte digo que a escola se preocupa mais que os alunos defendam irracionalmente os valores (éticos, morais, etc) que os iluminados entendem do que os defendam racionalmente.
A razão é simples: racionalmente iriam defender coisas que as luminárias acham inconveniente. De outra forma, não se preocupariam em impingir valores, davam matéria.
Como a coisa está, distribuem-se bovinais canudos.
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