sexta-feira, setembro 15, 2006

Cuidado com a Língua

A RTP acabou de emitir o primeiro Cuidado com a Língua, apresentado por Diogo Infante.

Este tipo de programas sempre me arrepia, tão terríveis são os traumas causados pela drª Edite Estrela há alguns anos, nos seus esforços de pôr os portugueses a falar bem. Os grafismos estão melhorzinhos, embora muito folclóricos. Nota-se o esforçozinho de ser irreverente, talvez para agradar à malta mais nova.

Agora o que não percebi: então para ilustrar o erro comum de usar o "tem que" em vez do "tem de" vão buscar o venerável professor Marcelo Rebelo de Sousa, expondo-o ali ao ridículo frente às massas, a usar repetidamente o erro?! O professor Marcelo?! Um ídolo da juventude, afinal com erros de português?! Isso não se faz!

Só foi pena que o mesmo ímpeto destrutivo se tivesse encolhido logo a seguir: para ilustrar o erro comum dos futebolistas (e não só mas também) do "póssamos" por "possamos", foram buscar um ilustre desconhecido do Clube de Futebol Ermidense... Então não havia tantos da 1º liga?! Ai o poder do apito dourado, até onde se estende... Não fosse o Valentim fazer algum telefonema...

Entradas de lobo, saídas de cordeiro. Pode ser que amanhã...

4 comentários:

Patuxa disse...

Pois eu considero este programa (que também vi enquanto estava a comer a minha sopinha...estarei a escrever correctamente?) uma tentativa, esperemos que não frustrada, de prevenir os fracos, ou parcos, resultados que a disciplina de Língua Portuguesa vai ter no exame de 9º ano de 2007...e porquê? Então a grande aposta não é a Matemática? Claro!Não se sintam os professores de português ofendidos com o que estou a dizer! Antes pelo contrário! Penso que a "revolta" deveria ser generalizada! Senão vejamos: os fracos resultados a Matemática são fruto de quê? Da má interpretação das questões e do pouco uso que se dá à imaginação para explanar os conteúdos que as pobres criançinhas têm que "enfiar na cabeça"! Mas o mesmo se passa a outras disciplinas! Sendo assim, o insucesso é generalizado! Então porque pensar só na matemática? Se calhar para o próximo ano lectivo lança-se um plano de acção para o combate ao incussesso na língua portuguesa...e depois no outro ano lectivo calha a vez à disciplina de história, e depois vem a geografia...até chegar à educaçã física...Olha, até deviamos era começar por aí! Há tantos problemas de obesidade em Portugal...mas aqui é assim...casa arrombada, trancas à porta!!!
Mas...somos portugueses...falamos português...as nossas crianças falam português...deviamo-nos entender todos, certo? Então porque é que isso não acontece? Não me venham cá dizer que é por causa de umas "calinadas" na gramática, na caligrafia e na ortografia que não se escreve bem em Portugal! Eu penso mesmo que o ero não vem do que se escreve mas sim do que se manda escrever...e mais não digo!!

baldassare disse...

Um plano alargado a todas as disciplinas devia começar, para já, por criar exames nacionais a todas as disciplinas. eu sei que sou aluno e pode parecer contra-natura eu estar a defender isto, mas eu sou pelos exames a tudo. ou a nada... tudo ou nada! ou se faz uma avaliação dos alunos/profes atravéz dos exames a todas as disciplinas ou mais vale deixarmos a avaliação a critério de cada professor.

Patuxa disse...

Concordo com os exames a todas as disciplinas também! Até porque...eu sou do tempo...(kredo!!) em que no 9º ano havia exames a tudo, com orais, chumbava-se o ano com 3 disciplinas (fossem lá elas quais fossem), estudavamos que nem uns galegos (aqueles que estudavam...) e que remédio tinhamos n´s se não saber!!! Qual testes especial qual carapuça!!! Ok, tudo bem fazer testes para os alunos com necessidades educativas especiais mas...mas já voltamos a esta questão! Quanto a deixar a avaliação ao critério de cada professor...vai lá vai...eu sou professora mas tenho que dizer a verdade..eles andam aí...os incompetentes...aqueles que deviam ser vigiados...supervisionados...como em qualquer trabalho, há de tudo um pouco! Por isso acho que ainda não conseguimos chegar a esse patamer e temos mesmo que receber indicações, isto é, programas...para além disso as escolas não têm assim tanta autonomia quanto se pensa! Quanto mais dar autonomia a um professor para gerir o seu programa lectivo...isso é na holanda...é muito à frente...!!! Vai lá vai!!! Então a pobrezinha da minha escola pediu para ser pintada no final do ano lectivo 2005-2006 e sabeis quando começaram as pinturas e as obras? No dia 28 de Agosto (deste ano!!!)...amanhã vão começar as aulas e as crianças ainda levam com um balde de tinta na cabeça! e depois? Lá vêm os pais dizer que a culpa é dos professores que gerem a escola...pois tá claro! A culpa vais sempre para quem dá a cara! Ainda se a tinta fosse branca...mas da cor que é (claro que não vou dizer...)!!! E prontos! Eu chamo a isto (e a tantas outras coisas...) PORTUGAL NO SEU MELHOR, SEMPRE!!!
ps: eu nunca verifico os erros ortográficos porque quando escrevo já estou cheia de sono...desculpem qualquer coisinha!!! Mas começo as frases com maiúscula...

baldassare disse...

se os professores tivessem autonomia no programa, imagino algumas aulas... na holanda há leis muito a frente porque as mentalidades e a responsabilidade também são muito a frente.
no caso da legalização da cannabis... se fosse em portugal era só charrados no meio das ruas, porque cá ou és ou não fazes parte d'"o grupo"... lá há respeito, há responsabilidade e avaliam-se as pessoas pelo que são, não pelo resto.
Cada país tem as leis que merece.